1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mais 800 guerrilheiros da RENAMO serão desmobilizados

Lusa
12 de outubro de 2022

Província da Zambézia começa o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças da RENAMO.

https://p.dw.com/p/4I6Jo
Guerrilheiros da RENAMO
(Foto de arquivo)Foto: Roberto Paquete/DW

Mais 800 guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) na província da Zambézia vão ser desmobilizados no âmbito do acordo de paz de 2019, informou esta quarta-feira (12.10) fonte oficial.

"Este é mais um passo determinante no nosso roteiro de paz efetiva e duradoura no país, particularmente na nossa província", disse a secretária de Estado da província da Zambézia, Judith Mussácula, durante a cerimónia que marcou o início do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças da RENAMO naquela província.

Guerrilheiros da RENAMO
Mais 800 guerrilheiros da RENAMO vão ser desmobilizadosFoto: Roberto Paquete/DW

Os guerrilheiros que serão abrangidos pelo DDR na Zambézia nos próximos dias são oriundos das bases da RENAMO em Murotone, no distrito de Mocuba, e de Sabe, no distrito de Murrumbala, locais considerados como os principais redutos da RENAMO durante a guerra civil dos 16 anos na província do centro de Moçambique.

"O Governo vai continuar empenhado junto das comissões criadas no âmbito da implementação do DDR, proporcionando condições básicas para a integração destas pessoas na sociedade", frisou Judith Mussácula.

O representante da RENAMO para assuntos militares na comissão do processo do DDR alertou para a necessidade de o Governo dinamizar o pagamento dos subsídios para os antigos guerrilheiros.

"Queremos apelar ao Governo para flexibilizar o processo de fixação de pensões e assim como de enquadramento de uma parte dos desmobilizados no âmbito do DDR na Polícia de República de Moçambique", declarou André Magibire.

Uma aliança da oposição contra a FRELIMO em Moçambique?

Saltar a secção Mais sobre este tema