1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Liga dos Campeões: Duelos de gigantes nos oitavos de final

Amós Fernando | com agências
14 de fevereiro de 2022

Estão de regresso as grandes emoções da Champions League. Esta terça-feira, no pontapé de saída dos oitavos de final, há PSG vs. Real Madrid e Sporting vs. Man. City.

https://p.dw.com/p/470Rl
Foto: picture-alliance/E.de la Fuente

Arranca esta terça-feira (15.02) a fase do "mata-mata" nos oitavos de final da Liga dos Campeões europeus em futebol.

Para o pontapé de saída, há um embate de gigantes. O Parque dos Príncipes, em Paris, vai hospedar o duelo entre o PSG e o Real Madrid.

Os parisienses têm no seu plantel Neymar (ainda em dúvida devido a lesão) e Messi, dois jogadores com histórico de duelos contra o Real, aquando da sua passagem pelo Barcelona da Espanha.

Fußball Champions League | PSG Man City
Leonel Messi - Bola de Ouro 2021Foto: BENOIT TESSIER/REUTERS

Aliás, Leonel Messi (Bola de Ouro em 2021 pela France Football) "puxa" para si o título do segundo melhor marcador da história da Champions League com 125 golos.

Além disso, os holofotes estarão também focados em Sérgio Ramos. O central espanhol transferiu-se para o PSG em 2021 depois de vários anos representando os "merengues". E não deixará de ser interessante ver a postura de Kylian Mbappé. O atacante francês é tido pela imprensa desportiva como o "reforço certo" do Real Madrid para a próxima temporada.

Benzema e Vinícius Jr, as "feras" merengues

O PSG sabe que esta terça-feira terá a visita da equipa que mais títulos tem na Champions League, com 13 troféus.

Mesmo assim, o Real Madrid tem atravessado o deserto nas últimas épocas. O último troféu dos "merengues" foi na época 2017/18, vencendo na final o Liverpool (3-1). 

O central do PSG Presnel Kimpembe desdramatiza os títulos do adversário: "Temos de estar prontos para fazer um grande jogo, especialmente se quisermos vencer uma equipa como o Real Madrid", disse citado pelo site da UEFA.

O Real Madrid conta com Karim Benzema, um dos quatro maiores artilheiros da Champions de todos os tempos, com 76 golos. O atacante será uma dor de cabeça para os centrais do PSG.

"É difícil defender [...] Karim, porque é muito inteligente na movimentação, no toque de bola e evita sempre situações de um contra um. É um avançado de classe mundial, como tal não vai ser um jogo fácil", antevê Kimpembe.

Champions League | Shakhtar Donetsk - Real Madrid
Karim Benzema tem 76 golos na Champions LeagueFoto: Efrem Lukatsky/AP/picture alliance

A par do francês, o ataque do Real Madrid conta com os préstimos de Vinícius Júnior, o brasileiro de 21 anos que tem sido uma das referências desta equipa.

Sporting vs. Manchester City

O campeão português Sporting vai receber no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o campeão inglês, Manchester City.

Há muito que os "leões" não andam nestas "lides". A última vez foi na época 2008/9, tendo sido eliminados pelo Bayern Munique.

Nesta terça-feira, a equipa portuguesa não terá tarefa fácil, pois estará diante de uma equipa que há quatro épocas passa para os quartos de final.

Dortmund, Deutschland | Champions League | Borussia Dortmund v Sporting CP Lisbon
Sporting à procura da sua primeira passagem aos quartos de finalFoto: Thilo Schmuelgen/Reuters

Este será o segundo confronto entre os "leões" e os "cityzens". O primeiro foi há cerca de 10 anos, nos oitavos de final da UEFA Europa League de 2011/12, numa eliminatória ganha pelo Sporting. Foi esse também o último triunfo leonino frente a uma equipa inglesa.

O treinador do Man. City, Pepe Guardiola, atira o favoritismo da partida para o seu lado: "Fizemos uma prova incrível até ao momento e estivemos em bom plano. Em Leipzig [na sexta jornada] não estávamos mentalmente preparados depois do apuramento, mas o resto [da campanha] correu bem. Todos os dias digo que temos que trabalhar muito para proveito próprio. É o que temos feito nos últimos anos e faremos isso novamente", diz Guardiola.

Na quarta-feira (16.02), o campeão austríaco RB Salzburg recebe o nove vezes campeão alemão, Bayern Munique. E o Inter de Milão receberá o Liverpool de Inglaterra. 

UEFA oferece bilhetes aos finalistas

A UEFA anunciou na segunda-feira (14.02), na sua página de Internet, que vai oferecer 30 mil bilhetes gratuitos para as equipas finalistas das competições de clubes desta temporada.

UEFA Logo
UEFA oferece 30 mil bilhetes gratuitos Foto: Fabrice Coffrini/Getty Images/AFP

O maior número de acessos gratuitos vai para a final da UEFA Champions League - 10 mil bilhetes serão colocados à disposição dos adeptos, sendo 5.000 para cada equipa finalista.

A final da Champions League disputa-se a 28 de maio, em São Petersburgo, na Rússia.

Para a UEFA Europa League haverá 8 mil ingressos (4.000 para cada finalista) e a UEFA Europa Conference League e a UEFA Women's Champions League ficam com os restantes 12 mil ingressos.

De acordo com o presidente da organização, Aleksander Čeferin, esta oferta é uma recompensa aos adeptos pelo seu apoio ao futebol europeu durante a crise causada pela Covid-19.

"Os adeptos de futebol são a alma do jogo e pensámos que seria uma boa maneira de reconhecer as dificuldades que eles viveram nos últimos dois anos, tendo, ainda assim, apoiado as suas equipas e vivendo a sua paixão mesmo longe dos estádios", disse Aleksander Čeferin.

Para já, a UEFA recomenda que os ingressos sejam entregues aos adeptos "mais leais" às suas equipas, porque, no entender do líder da organização, eles "desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do futebol".

Leverkusen, estrela em ascensão da Bundesliga