1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Liverpool é campeão do mundo!

António Deus | EFE
21 de dezembro de 2019

"Reds" venceram o Flamengo, de Jorge Jesus, por 1-0, no prolongamento. Roberto Firmino foi o herói da partida.

https://p.dw.com/p/3VDWP
Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo | Pokalsieger
Liverpool é apenas a 2ª equipa inglesa a vencer o mundial de clubesFoto: Reuters/K. Pfaffenbach

O Liverpool é o novo campeão do mundo de clubes. Os "reds" bateram os brasileiros do Flamengo, por 1-0, com um golo de Roberto Firmino, no prolongamento. É apenas a segunda vez que uma equipa inglesa vence o mundial de clubes organizado pela FIFA. 

Duas equipas que prometiam futebol espetáculo na grande final para coroar a melhor equipa do mundo, apenas pecaram na hora da finalização. Na primeira parte, Liverpool e Flamengo não enquadraram um remate com a baliza adversária. Na segunda parte, a derradeira oportunidade surgiu dos pés de Roberto Firmino.

Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo
Liverpool e Flamengo empataram nos 90 minutos.Foto: Reuters/C. Kern

Depois de várias oportunidades de golo desperdiçadas pelo Liverpool durante os 90 minutos, aos nove minutos da primeira parte do prolongamento, Roberto Firmino fintou Diego Alves e fez o único golo da partida. Logo no primeiro minuto da segunda parte, Firmino puxou de um "cabrito" a Rodrigo Caio, e na cara de Diego Alves, não conseguiu bater o guarda-redes do Flamengo, rematando a bola ao poste, que acabou por percorrer a linha de golo e sair pelo outro lado.

Já em cima do minuto 90, Sadio Mané ia isolado e foi derrubado por Rafinha. De imediato, o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Depois, foi consultar as imagens do videoárbitro e anulou a decisão marcando falta fora da área.

Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo | Tor
Roberto Firmino fez o único golo da partida aos nove minutos do prolongamento.Foto: AFP/M. Abumunes

No prolongamento, o Liverpool apresentou-se mais "fresco" e aos 99 minutos, Roberto Firmino, num lance individual de fino retoque, fez o 1-0 e deu o título mundial ao Liverpool. O avançado dos "reds" voltou a fazer uma maldade a Caio e Diego Alves, e de caminho aberto para a baliza, deu um desgosto a todos os adeptos brasileiros do Flamengo.

38 anos depois, o Liverpool vingou a derrota por 3-0 e é a melhor equipa do mundo.

Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo | Pokalsieger
Jürgen Klopp com o trofeuFoto: Reuters/K. Pfaffenbach

Técnico alemão do Liverpool satisfeito

"Fizemos coisas que o Flamengo não gostou, eles estavam mostrando respeito por nós. Mas dificultamos a vida deles. Foi um jogo tenso. Não foi a melhor partida que fizemos, mas foi o suficiente para merecermos ganhar. Foi para a prorrogação, mas tudo bem", disse o técnico alemão do Liverpool, Jürgen Klopp. 

Na avaliação de Klopp, o campeão da Liga dos Campeões conseguiu dificultar a vida do detentor do título da Taça Libertadores, embora não tenha apresentado um desempenho de alto nível, o que forçou a disputa de 30 minutos adicionais, em que o atacante brasileiro Roberto Firmino definiu o placar.

Saltar a secção Mais sobre este tema