1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolAlemanha

Poderá a Covid-19 voltar a confinar a Bundesliga?

Matt Pearson | António Deus
7 de janeiro de 2022

O Bayern Munique tem quase metade do plantel em confinamento e os campeões estão longe de estar sozinhos. Com os jogadores que regressam das férias de Inverno em todo o mundo, poderá a Bundesliga regressar como planeado?

https://p.dw.com/p/45H7Y
Guarda-redes alemão Manuel Neuer
Guarda-redes Manuel Neuer fora do 11 do Bayern Munique no jogo desta sexta-feiraFoto: Tom Weller/dpa/picture alliance

Com o regresso dos jogadores, treinadores e equipa técnica da Bundesliga após mais de duas semanas de férias de Inverno, os relatos de casos de coronavírus começaram a aumentar entre os clubes.

O líder da liga e campeão, Bayern Munique, vai abrir a segunda volta da Bundesliga frente ao Borussia Mönchengladbach, esta sexta-feira (07.01), mas relatou que pelo menos nove jogadores deram positivo para a Covid-19 só esta semana, incluindo Leroy Sané, Manuel Neuer, Dayot Upamecano, Alphonso Davies e Kingsley Coman. Consequentemente, chegou a haver rumores de que o jogo poderia ser suspenso. O diretor desportivo do Gladbach, Max Eberl, disse na quarta-feira (05.01) que "o Bayern queria cancelar o jogo, mas, em última análise, a decisão final seria da DFL", a Liga Alemã de Futebol.

Adeptos cumprem distanciamento físico devido às restrições da pandemia, em outubro de 2020
Os adeptos voltam a estar ausentes dos estádios da BundesligaFoto: Alex Grimm/Getty Images

Stuttgart, Hertha Berlin, RB Leipzig, Gladbach e Borussia Dortmund estão entre uma série de equipas que também têm jogadores importantes infetados e indisponíveis para este fim-de-semana.

Embora os espectadores, mesmo os vacinados e com testes negativos, permaneçam afastados, o futebol deverá continuar dentro dos possíveis, num campeonato que se destacou por ser a primeira grande Liga a retomar os jogos em maio de 2020, já com pademia e sem vacina.

Com requisitos mínimos, haverá sempre jogo

Até agora, apenas um jogo nas duas primeiras divisões alemãs, ambas dirigidas pelo DFL, foi cancelado devido ao coronavírus esta época, o St. Pauli vs. Sandhausen na 2. Bundesliga, em novembro de 2021.

"O jogo foi adiado porque o SV Sandhausen não tem o número mínimo de jogadores disponíveis exigido pelos regulamentos da DFL", disse a organização na altura.

Os regulamentos de higiene da liga estão expostos na íntegra no site oficial da DFL e os clubes podem solicitar o adiamento se tiverem menos de 15 jogadores, incluindo um guarda-redes. Até agora, a DFL não respondeu a uma pergunta da DW sobre se o Bayern, ou quaisquer outros clubes, solicitaram um adiamento. 

Joshua Kimmich I FC Bayern Muenchen
Joshua Kimmich esteve doente com Covid-19 e foi duramente criticado por não estar vacinado. Sofreu inclusive represálias físicasFoto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Dado que Joshua Kimmich ainda recupera de uma infeção por Covid-19, Leon Goretzka continua afetado por sucessivas lesões, e Eric-Maxim Choupo Moting e Bouna Sarr estão no CAN 2021, até mesmo um dos planteeis mais fortes da Bundesliga está a sentir a tensão. Num dos últimos treinos, o Bayern ficou sem dez jogadores de campo e dois guarda-redes.

O jogo Bayern Munique vs. Borussia Mönchengladbach vai mesmo ter lugar esta sexta-feira. Mas Florian Kohfeldt, técnico do Wolfsburg, lamenta que "jogos como o desta noite decorram nestes moldes". Kohfeldt entende que, como treinador, é "difícil aceitar" que tantos jogadores tenham de ser substituídos.

Adiamentos inevitáveis?

Surtos semelhantes têm sido vistos regularmente na Premier League inglesa durante o Inverno, o que levou a 17 adiamentos, a uma tabela classificativa desigual e a acusações de clubes que utilizam os regulamentos a seu favor. Mas, ao contrário do que acontece na Alemanha, os estádios permanecem na sua capacidade máxima.

Embora a Bundesliga mantenha o silêncio sobre este assunto, o director desportivo do Wolfsburg, Jörg Schmadtke, disse ao portal de futebol "Sportbuzzer" que os adiamentos são uma possibilidade.

"Tenho receios, embora não para o próximo fim-de-semana. Mas acredito que a Covid-19 irá influenciar o calendário de jogos".

Saltar a secção Mais sobre este tema