1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ossufo Momade marca congresso da RENAMO e defende disciplina

Silaide Mutemba
15 de abril de 2024

A RENAMO acaba de agendar o congresso ordinário para 15 e 16 de maio, na Zambézia. No Conselho Nacional, o líder Ossufo Momade criticou Venâncio Mondlane e frisou que o partido não se deixa levar por ações em tribunal.

https://p.dw.com/p/4elAQ
Abertura do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) em Maputo, 14 de abril
Abertura do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) em MaputoFoto: Silaide Mutemba/DW

Discursando na abertura do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), que decorreu este domingo (14.04), em Maputo, Ossufo Momade criticou as disputas internas que surgiram dentro do principal partido da oposição em Moçambique após as eleições autárquicas de outubro passado e defendeu a necessidade de "disciplina".

O presidente da RENAMO lamentou existirem certos membros que, ao invés de fortalecer a coesão e disciplina do partido, optaram por buscar "legitimidade política" através de ações judiciais e aparições midiáticas.

 "Assistimos a membros a desfilarem pelas televisões e pelos tribunais à procura de legitimidade para alcançar posições político-partidárias. Trata-se de uma fracassada tentativa de inventar a roda, já inventada", declarou Momade.

Ossufo Momade mandou indiretas ao deputado Venâncio Mondlane, que recorreu ao tribunal para exigir o respeito pelos estatutos do partido, frisando que a RENAMO não se deixa levar por ações interpostas em tribunal e muito menos na comunicação social.

Na declaração final da reunião do Conselho Nacional, o líder da RENAMO também pediu maior vigilância ao processo eleitoral em curso no país.

Venâncio Mondlane e Ossufo Momade
Deputado Venâncio Mondlane (à esquerda) e líder da RENAMO, Ossufo MomadeFoto: Roberto Paquete/DW // Amos Fernando/DW

Protesto de apoiantes de Venâncio Mondlane

A reunião deste domingo ficou marcada pelo protesto de apoiantes e simpatizantes de Venâncio Mondlane -  que anunciou publicamente a sua intenção de se candidatar à presidência do partido - contra a alegada tentativa da RENAMO de excluir este membro da eleição interna.

Os jovens que tentavam manifestar-se à porta da sala onde decorreu a reunião do Conselho Nacional, ca capital Maputo, foram expulsos à força pelos seguranças do partido.

Em entrevista à DW, o porta-voz do partido, José Manteigas desvalorizou os protestos dos manifestantes, considerando que não são membros da RENAMO. "Lembre-se que a RENAMO vai realizar o seu VII Congresso e não reza a nossa história ter sido realizado um porque alguém que se julga membro foi queixar-se aos tribunais e órgãos de comunicação social para buscar legitimidade", sublinhou.

O porta-voz da RENAMO embrou ainda que a realização dos congressos obedece aos princípios programáticos dos estatutos e dos órgãos do partido, "sendo por isso condenável a pretensão de sobrepor as ambições pessoais e desmedidas aos objetivos da coletividade".

"Desencorajamos estes comportamentos, porque internamente temos órgãos estatutários capazes de promover um diálogo são, fraterno, construtivo e de harmonia", concluiu José Manteigas.

Radar DW: "Exclusão na RENAMO pinta imagem de fraqueza"