1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Venâncio Mondlane acusa RENAMO de exclusão

Lusa
13 de abril de 2024

Deputado da RENAMO, Venâncio Mondlane, exige hoje que Conselho Nacional da RENAMO reprove proposta de perfil de candidato à presidência do partido, apresentada pela Comissão Política, acusando-o de violações.

https://p.dw.com/p/4ejCP
Venâncio Mondlane
Foto: Roberto Paquete/DW

"O perfil não foi feito de forma objetiva e imparcial, pois, visa especificamente excluir uma pessoa em concreto, o que fere com os princípios mais elementares da técnica normativa que impõe que as normas devem ser gerais e abstratas", refere Venâncio Mondlane, numa carta aberta aos membros do Conselho Nacional da RENAMO.

Em causa está a reunião do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), principal partido da oposição, neste domingo, em Maputo, um encontro que antecede o Congresso eletivo, que se realiza um mês depois, para escolher o seu candidato e preparar as eleições gerais de outubro.

Segundo Venâncio Mondlane, membro do partido desde 2018, a Comissão Política da RENAMO propôs, entre vários requisitos, que os membros do partido que queiram candidatar-se tenham pelo menos 15 anos de militância. 

"Detalhe"

"Um detalhe muito interessante nesta proposta de perfil é que de todos os cargos já exercidos, propositadamente não se colocou nenhum cargo exercido por Venâncio Mondlane (...) É um perfil que sinaliza para a sociedade que se pretende uma RENAMO divorciada da Juventude, insensível à evolução social e histórica e que rejeita as últimas palavras do histórico líder [Afonso Dhlakama], quando dizia que no futuro a Renamo deveria ser liderada por jovens", frisou Mondlane.

O deputado também acusa o partido de violar o estatuto no tempo mínimo exigido para a convocação da reunião do Conselho Nacional.

Venâncio Mondlane, que já foi assessor do presidente do partido e mandatário nacional, pede também que o Conselho Nacional exija o relatório financeiro do partido nos últimos cinco anos, queixando-se novamente de perseguição a membros que estão a questionar o rumo da principal força de oposição em Moçambique.

Radar DW: Ossufo Momade marca congresso da RENAMO

Escalada de perseguições

"No partido nunca se havia registado uma escalada de perseguições como a desta última legislatura. Agressões físicas brutais, sequestro, cárcere privado e torturas, como a registada na ilha de Moçambique e em Nacala, exonerações em massa para todos os que supostamente não alinhavam com a linha da liderança", acrescentou Mondlane.

A RENAMO é liderada por Ossufo Momade desde a morte de Afonso Dhlakama, em maio de 2018, mas o mandato dos órgãos do partido expirou em 17 de janeiro. Ainda assim, na altura, o porta-voz do partido, José Manteigas, apontou Ossufo Momade como candidato, nas eleições gerais de outubro, ao cargo de Presidente da República.

Eleições gerais

Três militantes já anunciaram que pretendem concorrer à liderança da RENAMO, num ano em que Moçambique realiza eleições gerais, incluindo presidenciais: o deputado e ex-candidato à autarquia de Maputo, Venâncio Mondlane, o irmão do líder histórico do partido Elias Dhlakama e o ex-deputado Juliano Picardo.

O autarca de Quelimane, Manuel de Araújo, disse estar a estudar essa possibilidade.

O congresso eletivo do principal partido de oposição em Moçambique está marcado para os dias 15 e 16 de maio.

Moçambique realiza em 09 de outubro eleições gerais, incluindo presidenciais, às quais já não concorre o atual Presidente da República e líder da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, no poder), Filipe Nyusi, por ter atingido o limite de dois mandatos previsto na Constituição. 

Maputo: Venâncio Mondlane denuncia "tentativas" de fraude