Euro2020: Alemanha, Portugal e França no grupo da morte | NOTÍCIAS | DW | 02.12.2019

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

Euro2020: Alemanha, Portugal e França no grupo da morte

O F é tido como o grupo mais forte do Euro 2020. Portugal, em defesa do título, França, campeã do mundo em título e Alemanha, à procura da sua identidade futebolística, aguardam um último adversário que vem dos play-off.

Os grupos ainda não estão completos, porque falta conhecer as seleções que se vão apurar nos jogos de play-off, mas o sorteio realizado no sábado (30.11) confirmou duelos de gigantes da Europa na fase de grupos do campeonato europeu das seleções, que decorrerá de junho a julho, em 12 cidades de 12 países. O estádio Olímpio de Roma, em Itália, vai receber o jogo da abertura, entre Turquia - Itália, a 12 de junho de 2020. Ao todo, 24 seleções vão disputar o Euro.

O grupo F entra em ação no dia 16 de junho, com Portugal a defrontar, em Budapeste, a seleção que sairá do play-off e, em Munique, está agendado um escaldante França - Alemanha.

Duelos de titãs no F

O grande duelo está reservado para 20 de junho, em Munique, na Alemanha, quando se encaram Portugal - Alemanha, para o segundo jogo do grupo F. Antes desta partida, a França vai defrontar, em Budapeste, um adversário ainda por conhecer após concluídos jogos do play-off. Os jogos do F realizam-se em simultâneo entre Munique e Budapeste.

Rumänien Bukarest | Auslosung Fußball-EM 2020 | Deutschland, Bundestrainer Joachim Löw

Joachim Löw, selecionador da Alemanha na gala de sorteio

A fechar a fase de grupos,  o sorteio ditou uma reedição da final do Euro 2016, com um Portugal - França, em Budapeste, no dia 24 de junho. As seleções da Islândia, Bulgária, Hungria ou Roménia disputam uma vaga no grupo F através do play-off.

Alemanha quer vincar o estatuto

A Alemanha, com uma seleção bastante jovem e à procura da sua identidade no mundo de futebol, terá o grande desafio de manter a performance da fase de qualificação para o europeu do próximo ano. Nos jogos de apuramento referentes ao grupo C, os germânicos não deixaram dúvidas quanto a essa fome de dominar a Europa do futebol. Em 8 jogos, tiveram 7 vitórias, 0 empates, 30 golos marcados e apenas 7 sofridos. O jogador do Bayern Munique Sergy Gnabry foi o melhor marcador da seleção alemã, com 8 golos. A Alemanha, que encantou os europeus de 1972, 1980 e 1996, caiu nas meias-finais do Euro 2016 aos pés de França, quando perdeu 0-2.

No banco de suplentes ainda está o selecionador Joachim Löw, que assume o comando técnico desde 2006 e conquistou o Mundial de 2014. Tony Kroos e Manuel Neuer são dos poucos sobreviventes da seleção que foi campeã do mundo no Brasil. Kai Havertz, jogador de 22 anos, é uma das novas estrelas da seleção alemã.

Fußball-EM 2020 Auslosung Playoffs

Grupo F reserva grandes duelos europeus

Histórico: a fase final do próximo verão será a 26ª presença consecutiva da Alemanha num grande torneio das seleções, Mundial ou Euro, segundo dados da UEFA.

Ronaldo carrega Portugal às costas

A seleção portuguesa de futebol, aos pés do melhor de mundo, Cristiano Ronaldo, capitão da seleção de Portugal, teve em 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates e uma derrota. Marcou 22 golos e sofreu 6, durante a fase qualificação para o Euro2020, no grupo B. O melhor marcador foi o jogador mais temível do mundo, CR7, com 11 golos. Portugal é campeão de Europa em título, graças à conquista de 2016. Ronaldo é a principal referência das quinas, mas também a jovem promessa João Félix, do Atlético de Madrid e Bernardo Silva, jogador do Manchester City, são duas jóias portuguesas prontas para brilharem na montra do futebol europeu em 2020.

O selecionador Fernando Santos, que pegou na equipa em setembro de 2014, sofreu a sua primeira derrota nas competições europeias em outubro, diante da Ucrânia. As duas anteriores derrotas foram em Mundiais.

Campeão do Mundo e finalista derrotado em 2016

A França foi a finalista derrotada do Euro de 2016, que organizou nas terras gaulesas. Vem também de um bom resultado na fase de qualificação, com Oliver Giroud a liderar no ataque com 6 golos marcados. A França fez 10 jogos, 8 vitórias, 1 empate e uma derrota. Os campeões europeus em 1984 e 2000 perderam a grande final em casa diante de Portugal em 2016, por 0-1. Os gauleses mantêm desde 2012 a confiança no selecionador Didier Deschamps, que os conduziu ao título de campeões em 2018. Com uma equipa de luxo, Deschamps pode ganhar o segundo título internacional na carreira em 2020.

Patrice Evra, französischer Fußballspieler

Final do Euro2016

França vai participar na sua décima terceira fase final consecutiva de uma grande competição. Não falha qualquer torneio desde o Euro'96 e chegou a cinco finais nessa série, tendo vencido três delas. Portanto, os dados não mentem: o grupo F do Euro2020 será bem renhido entre as três grandes seleções da Europa.

A final do Euro2020 está agendada para o dia 12 de julho, no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra. Aliás, Wembley vai ainda receber jogos da fase de grupos e nos oitavos-de-final, para além das meias-finais.

Leia mais