1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesportoAngola

Petro de Luanda é campeão do futebol angolano 12 anos depois

Borralho Ndomba
28 de maio de 2022

Equipa de futebol angolana Petro de Luanda vence campeonato nacional de futebol em Angola, terminando com empate de 1-1 a edição do Girabola diante do Interclube.

https://p.dw.com/p/4BzqD
 Petro Luanda gewinnt Angola National Turnier
Foto: Borralho Ndomba/DW

A equipa Petro de Luanda, afeta à petrolífera angolana Sonangol, conquistou o seu décimo sexto título no campeonato nacional de futebol de Angola 12 anos depois, e pretende manter-se na liderança do futebol nos próximos anos.

No jogo deste sábado (28.05), no Estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto, o Petro, que entrou em campo com título de campeão, perdia na primeira parte por uma bola zero.

O atacante Jorginho, do Interclube de Angola, marcou, de pênalti, aos 30 minutos do jogo. Foi já na reta final da partida que o atacante brasileiro ao serviço do Petro de Luanda igualou a partida também por intermédio de um pênalti.

A equipa tricolor terminou o campeonato com 75 pontos, fruto de 23 vitórias, seis empates e uma derrota em 30 jogos.

Com este feito, o campeão nacional ganhou passe direito para a Liga dos Clubes Campeões de África, onde foi eliminado nas meias finais pela Wydad Ac de Marrocos.

Nos últimos doze anos o clube esteve em segundo lugar na tabela classificativa do Girabola.

 Petro Luanda gewinnt Angola National Turnier
Jogadores do Petro Luanda comemoram vitória neste sábado (28.05).Foto: Borralho Ndomba/DW

Manter liderança

O seu presidente de direção do Petro, Tomás Faria afirma que o clube pretende manter-se na liderança do campeonato nos próximos anos.

"O que vamos procurar é ter a mesma consistência que tivemos no segundo lugar durante esse tempo, no sentido de permanecer nesta posição por mais tempo. A ideia é que não fiquemos muito tempo como foi agora doze anos sem conquistar o troféu", disse Tomas Faria, que também almeja conquistar a Taça de Angola.

O treinador português Alexandre Santos, que sagrou-se campeão na sua primeira época no futebol angolano, quer mais títulos como orientador do Petro de Luanda.

No próximo dia de junho, o Petro vai disputar da Taça de Angola com o Recreativo da Caála no Huambo.

"Teremos a mesma perspectiva que tivemos no campeonato desde o primeiro dia que cheguei. O primeiro jogo agora contra a Caála é uma final, se perdermos acabou a época. Vamos fazer tudo para ganhar, o adversário é difícil, mas estaremos prontos para trazer a possibilidade de ir às meias finais".

Soares, jogador brasileiro ao serviço dos tricolores, diz que o plantel estava determinado a conquistar o título.

 Petro Luanda gewinnt Angola National Turnier
A equipa terminou o campeonato com 75 pontos, fruto de 23 vitórias, seis empates e uma derrota em 30 jogos.Foto: Borralho Ndomba/DW

Momento para comemorar

"E foi isso que conquistamos hoje. Gostaríamos de ter acabado bem, com vitória, mas não conseguimos. Conseguimos o empate, no fim. Este momento é para comemorar, porque temos mais uma taça e queremos vencer".

Os adeptos do clube com mais títulos no futebol angolano comemoraram o troféu com uma passeata por algumas avenidas de Luanda.

A líder de uma das claques do Petro de Luanda, Natália Gomes, defende mais investimentos nas classe jovem da equipa.

"A próxima época é para apostar no futebol jovem. Só temos que acreditar que daqui em diante é só taças e vitórias", disse ela.

Noutra partida disputada que visou a disputa do segundo lugar do Girabola 2021/2022, o 1º de 'Agosto venceu o Sagrada Esperança da Lunda Norte por 3-1 e assegurou a sua presença na fase preliminar da edição 2022/23 da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol.