1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique já especula sobre sucessão do presidente Guebuza

27 de setembro de 2011

Sucessão será decidida em 2013, mas imprensa já adianta nomes, como o de Graça Machel, tida como "reserva moral" do partido governista FRELIMO. Ouça entrevista com analista político José Jaime Macuane e leia na íntegra.

https://p.dw.com/p/RnyC
Graça Machel, um dos nomes apontados pela imprensa moçambicana como possível candidata à presidência do país, em 2013
Graça Machel, um dos nomes apontados pela imprensa moçambicana como possível candidata à presidência do país, em 2013Foto: Ismael Miquidade

A sucessão presidencial moçambicana será decidida apenas em 2013, mas a imprensa do país já especula quem poderia ser o candidato do partido governista FRELIMO, para substituir o chefe de Estado Armando Guebuza – tanto na liderança da agremiação, quanto tomando as rédeas de Moçambique.

Entre os nomes lançados a público, está o de Graça Machel, conhecida internacionalmente pelo trabalho humanitário e a defesa dos direitos das crianças – e que seria portanto uma “reserva moral” da FRELIMO. Se fosse indicada a candidata e, em seguida, eleita, Machel – também viúva do primeiro presidente moçambicano, Samora Machel, e atual esposa do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela – poderia ser a primeira mulher presidente de um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A Deutsche Welle conversou com o analista político José Jaime Macuane, professor da Universidade Eduardo Mondlane na área de ciência política e administração pública. Para Macuane, "tudo ainda está em aberto" – apesar de o nome de Graça Machel ter prestígio entre os antigos combatentes pela independência, também existe uma ala mais jovem do partido que a própria Machel teria evocado como possível berço do sucessor de Guebuza. Este, teoricamente, não pode concorrer a um terceiro mandato.

José Jaime Macuane afirmou que a decisão sobre quem será o candidato da FRELIMO só deverá ser tomada no próximo ano (2012), no congresso nacional do partido.

Para o analista, as próximas eleições não deverão trazer muitas mudanças na constelação partidária de Moçambique. A FRELIMO, segundo Macuane, ainda terá maioria, mas está desgastada e não passou incólume pelos protestos populares de setembro de 2010 contra o aumento de preços de bens de primeira necessidade. Este fator poderia dar mais votos aos maiores partidos da oposição, RENAMO e MDM.

Deutsche Welle: Quais são os nomes da FRELIMO (partido no poder) levados a público pela imprensa e que poderiam disputar uma sucessão do presidente Armando Guebuza?

José Jaime Macuane: Alguns deles são Joaquim Chissano, [o primeiro-ministro] Aires Ali, Graça Machel e alguns outros nomes de menos expressão. Uma coisa interessante é que nenhum grupo assume que apoia um ou outro nome. Então, neste momento, ainda estamos no campo das especulações. Agora, em relação a Graça Machel, de fato ela tem um capital político muito forte por ser viúva de Samora Machel [líder da luta de emancipação de Moçambique e primeiro presidente do país após a independência de Portugal]. Além disso, ela tem tido uma forte intervenção social. Porém, ela em si ainda não assumiu que, caso lhe colocassem esse desafio [de ser candidata a presidente], ela assumiria essa responsabilidade.

Joaquim Chissano, antecessor de Armando Guebuza, também figura entre os nomes lançados a público
Joaquim Chissano, antecessor de Armando Guebuza, também figura entre os nomes lançados a públicoFoto: OFW

DW: Existiria a possibilidade de uma eventual candidatura de Joaquim Chissano, antecessor de Armando Guebuza na presidência de Moçambique? Ele já poderia concorrer? Qual a relação dele com Graça Machel no interior da FRELIMO – são concorrentes?

JJM: Em termos legais, Chissano de fato ainda pode se candidatar à presidência da República. Mas não me parece que seja provável que ele o faça – acho que ele já saiu desta parte da política ativa. Penso que ele estaria mais propenso a apoiar um outro nome e não ser ele mesmo a se pôr como um dos nomes indicados. Em relação a Graça Machel, talvez seja importante dizer que ela é alguém que tem um prestígio muito forte junto dos antigos combatentes [pela independência de Moçambique, alcançada em 1975]. Foram os que deram apoio substancial ao presidente Guebuza. Mas não sei se eles fariam a mesma ponte – ou dariam apoio a Graça Machel e a Chissano ao mesmo tempo. Estou mais inclinado a achar que Joaquim Chissano, a dar algum apoio… ia ser um nome que não necessariamente o da Graça Machel. Mas isto não fecha espaço para que, se ele achar que o nome que ele apoia é fraco, ele dê apoio a Graça Machel.

DW: Já é possível saber que nome é esse?

JJM: É um processo ainda muito incerto, especulativo, embora um dos nomes que surja seja o nome de Tomás Salomão, ex-ministro das Finanças e que agora ocupa o cargo de secretário geral da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento dos Países da África Austral). Mas é difícil termos um nome mais sólido e definitivo.

DW: O senhor acha que Alberto Chipande, conhecido como o "homem do primeiro tiro" na luta armada pela independência, poderia se tornar o chefe da FRELIMO?

JJM: Neste jogo, tudo é possível. Mas o que torna esses nomes todos mais incertos ainda tem a ver com o que for feito na revisão constitucional [cujo debate na Assembleia da República, segundo Macuane, deverá acontecer ainda em 2011], porque tudo gira em torno daquilo que vão ser os poderes presidenciais. Então, se os poderes presidenciais forem fortes, isso também terá implicações no nome que for apresentado para ser o próximo presidente. Agora, se forem mais fracos, isto amplia mais o leque.

Aires Ali, primeiro-ministro moçambicano, foi igualmente apontado pela imprensa
Aires Ali, primeiro-ministro moçambicano, foi igualmente apontado pela imprensaFoto: Ismael Miquidade

DW: Em relação às últimas eleições presidenciais, a FRELIMO elegeu 191 deputados, a RENAMO (maior partido da oposição), 49, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM, oposição e autodenominada 3ª maior força partidária do país) conseguiu eleger 8 deputados. A hegemonia da FRELIMO poderia ser quebrada nos próximos anos? Como o senhor vê a atuação dos partidos moçambicanos nas próximas eleições legislativas?

JJM: Acho que não chega a ser uma hegemonia propriamente dita da FRELIMO, mas sim um expressivo sucesso eleitoral, o que é diferente. Porque também houve uma alta abstenção, num momento em que a RENAMO também estava em crise. Então, este sucesso, em si, deveu-se à capacidade de organização que a FRELIMO tem para concorrer às eleições. Acho que, nas próximas eleições, as possibilidades de que a FRELIMO perca ainda são mínimas. Mas tenho sérias dúvidas de que ela volte a ter uma margem tão folgada como teve nas últimas eleições.

A RENAMO está numa situação ainda incerta – tanto pode ser que ela mantenha o nível de apoio que obteve nas últimas eleições, como suba um pouco ou perca um pouco. Mas duvido que volte aos níveis que teve nas eleições de 1999.

O MDM provavelmente terá alguma possibilidade de aumentar a sua margem em relação àquilo que foi o seu desempenho em 2009, também em parte em função de uma certa insatisfação e que pode ser vista tendo como base aquilo que houve em setembro do ano passado, quando houve manifestações muito fortes contra o governo.

Em suma, a FRELIMO provavelmente ainda vai ter a maioria, mas não com margens tão altas como ela teve nas últimas eleições – acho que houve um grande desgaste nestes dois últimos mandatos. Particularmente as manifestações de setembro de 2010 mostraram que o nível de apoio que a FRELIMO teve está a reduzir-se. Então, tenho sérias dúvidas mesmo que ela consiga ter este apoio.

E há um outro ponto: nas eleições de 2009, houve restrições à participação de alguns partidos em certos círculos, com destaque para o próprio MDM. Então, isto abriu um grande espaço para que a FRELIMO conseguisse mais votos. Então, em condições em que o MDM e outras forças concorram em todos os círculos, eu tenho sérias dúvidas mesmo que a FRELIMO atinja essas margens de vitória que teve nas eleições de 2009.

Autora: Renate Krieger
Edição: António Rocha