1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

França e parceiros anunciam retirada de tropas do Mali

DW (Deutsche Welle) | Lusa
17 de fevereiro de 2022

A França, ao lado dos parceiros europeus e africanos, anunciou a retirada coordenada das tropas do Mali devido "a múltiplas obstruções das autoridades de transição". Combate ao terrorismo prossegue nos países vizinhos.

https://p.dw.com/p/479F6
Foto: AP Photo/picture alliance

"Devido às múltiplas obstruções das autoridades de transição malianas, o Canadá e os Estados europeus que operam ao lado da operação Barkhane e no seio da operação Takuba consideram que as condições políticas, operacionais e jurídicas não estão reunidas para continuar o atual compromisso militar", pode ler-se numa declaração conjunta enviada hoje pelo Palácio do Eliseu às redações.

Esta manhã, o Presidente francês, Emmanuel Mácron, vai falar ao lado dos parceiros europeus e africanos para detalhar as razões desta retirada decidida definitivamente num jantar de trabalho no Palácio do Eliseu, que aconteceu na noite de quarta-feira.

A luta pelo combate ao terrorismo vai prosseguir no Sahel, ainda segundo a declaração conjunta, com ações "no Níger e no Golfo da Guiné", estando a ser levadas a cabo consultas locais para chegar aos termos de entendimento sobre uma nova missão até junho de 2022.

A França possui uma das suas maiores operações militares no Mali desde 2013, com a operação Barkhane a envolver atualmente cerca de 4.300 efetivos no Sahel e cerca de 2.500 estão no Mali. Esta não é a única força estrangeira no país, com um total de 25 mil soldados estrangeiros com diferentes mandatos a atuarem no Sahel.

Macky Sall diz que é preciso dialogar com Junta Militar

Em entrevista exclusiva à DW África, o chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, presidente em exercício da União Africana (UA), diz que é preciso trabalhar com a Junta Militar do Mali para encontrar uma solução na luta contra o terrorismo.

"Estamos a assistir hoje em África a rivalidade entre as potências mundiais no continente. Eu sempre defendo que, neste momento, a estratégia devia ser a luta contra o terrorismo. E não podemos esquecer que a França foi chamada a intervir pelas autoridades do Mali", sublinhou.

Presidente Macky Sall recebeu Ursula von der Leyen no Senegal, na semana passada
Presidente Macky Sall recebeu Ursula von der Leyen no Senegal, na semana passadaFoto: Seyllou/Getty Images/AFP

Os sucessivos golpes de Estado no Mali e o reforço da presença dos mercenários russos da empresa Wagner no país agudizaram as tensões entre Paris e Bamako nas últimas semanas, com o embaixador francês a ter sido expulso do país.

Questionado sobre as críticas que pairam quanto a atuação da UA e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na prevenção de conflitos em África, Macky Sall respondeu: "A CEDEAO fez muito na luta contra o terrorismo junto das sociedades, entre os Estados e no apoio às forças de defesa e segurança. Durante 17 meses, a CEDEAO aceitou as propostas das autoridades de transição. Portanto, não podemos culpá-la neste processo. Acho que a CEDEAO e as autoridades de transição devem trabalhar num plano que permita ao Mali sair desta situação porque o povo maliano não merece este sofrimento."

Como lidar com o apetite da China e da Rússia?

O desafio para a Europa é também manter o seu lugar num continente africano onde agora compete com o apetite da China e da Rússia.

18 meses de golpes e tentativas de golpe na África Ocidental

Sobre a presença russa no Mali, Macky não abriu o jogo: "O que os malianos nos dizem é que eles cooperam com a Rússia ao nível militar. Outros dizem que são milícias privadas. Não me cabe a mim julgar isso, mas faz parte de um leque de problemas que temos de examinar tanto com as autoridades malianas, bem como a nível global, porque as crises em África não são questões simples."

Na passada terça-feira, a ministra alemã da Defesa, Christine Lambrecht, disse ao seu homólogo maliano Sadio Camara que, "se as eleições forem adiadas por quatro ou cinco anos, então não há base para um novo compromisso alemão". Lambrecht considerou a cooperação da junta com o grupo Wagner "totalmente inaceitável".

Alemanha deve aliar-se à França?

Moussa Ben Deka Diabaté, membro da sociedade civil maliana, diz que aumenta o sentimento anti-francês no Mali, pelo que Alemanha não deve aliar-se à França.

"Se os militares alemães se retirarem do Mali, tudo bem. O que as pessoas não compreenderam é que a França está a enganar outros países para a ajudar roubar os recursos de África. Se o Mali pensa hoje que pode avançar sem a França, tudo bem", argumenta.

Amadou Maiga, secretário parlamentar do Conselho Nacional de Transição do Mali, também deixa um apelo à Alemanha: "O Mali precisa de se reinventar, de se reformar e, claro, de combater a insegurança. Penso que seria bom que a Alemanha continuasse a fazê-lo e enviasse emissários para continuar a dialogar. A Alemanha deveria distanciar-se de países como a França que tentam arrastar a Europa para as suas próprias batalhas que não refletem a realidade no Mali ou em África."