1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Candidata espera PAICV mais fortalecido após eleições

Lusa | nn
22 de dezembro de 2019

A deputada Janira Hopffer Almada espera que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) saia "cada vez mais fortalecido" após as eleições internas em que é candidata única à sua própria sucessão.

https://p.dw.com/p/3VEtf
Janira Hopffer Almada
Foto: DW/J. M. Borges

"O importante é que o partido saia cada vez mais fortalecido", disse este domingo (22.12) aos jornalistas a recandidata a presidente do maior partido da oposição cabo-verdiana, após votar numa mesa instalada numa escola no bairro de Achada de Santo António, cidade da Praia. 

Janira Hopffer Almada salientou que o partido está num "momento muito particular", próximo de um período eleitoral, que começa no próximo ano com as eleições autárquicas e no ano seguinte com as legislativas. 

"O importante é que cada militante, amigo e simpatizante do PAICV tenha a consciência exata que o partido será tanto ou mais forte quanto maior e melhor for a contribuição que cada um der. É esse o apelo que faço, que cada um de nós tenha a entrega, o empenho de colocar os interesses de Cabo Verde sempre em primeiro lugar, de dar a sua contribuição para um partido cada vez mais forte para que possamos resgatar Cabo Verde, na perspetiva de construirmos um país que seja para todos", pediu.

"Golpe de assalto" ao poder do PAICV?

Janira Hopffer Almada é candidata única para liderar o maior partido da oposição cabo-verdiana, após o deputado José Sanches ter desistido de apresentar a sua candidatura, alegando que está em curso um "golpe de assalto" à liderança do partido.

A agora deputada da Nação foi eleita pela primeira vez presidente do PAICV em 2014, altura em que ainda era ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, tendo conseguido 51,24% dos votos, contra 40,31% de Felisberto Vieira, que era líder parlamentar do partido, e 8,45% de Cristina Fontes Lima, então ministra adjunta e da Saúde.

Na reeleição, em 2017, como candidata única e já com o PAICV na oposição, ganhou com mais de 90% dos votos dos cerca de 35 mil militantes no país e na diáspora.

Dizendo que gostaria de aumentar ou manter a percentagem de votos alcançada na eleição anterior, Janira Almada sublinhou que o mais importante é o objetivo final, que é vencer. "A minha motivação em ter e liderar um partido forte é na perspetiva de podermos ter cada vez mais capacidades, competências e forças na defesa dos interesses de Cabo Verde", reforçou a candidata, que voltou a tecer críticas à governação do país por parte do atual Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, e suportado pelo Movimento para a Democracia (MpD). 

À procura de união

Após renovar o mandato, Janira Hopffer Almada disse que vai estar determinada em trabalhar para a construção de um PAICV sempre orgulhoso do seu passado, mas também assumindo como portador de futuro. 

"Mas também quero um partido unido em torno de causas e valores e a nossa causa maior, aquela que nos deve unir a todos, é a causa Cabo Verde, indubitavelmente", prosseguiu, pedindo uma coesão baseada na contribuição que cada um pode dar para o partido. 

Neste sentido, pediu igualmente a mobilização de todos, não para trabalhar por esta ou aquela liderança, mas sim "por Cabo Verde". 

As 300 mesas de voto vão estar abertas até às 17h00 locais em todo o país (240) e na diáspora (60), para a votação de 34.773 militantes inscritos nos cadernos. Depois da eleição, o XVI congresso ordinário vai decorrer entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020, que vai servir também para eleger os novos órgãos do partido.

Janira Hopffer Almada é o quinto presidente e a primeira mulher a liderar o PAICV, depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves.

Saltar a secção Mais sobre este tema