1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Organização forma jovens empreendedores de Cabo Delgado

Bernardo Jequete (Manica)
20 de dezembro de 2021

Jovens provenientes de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão a ser formados em várias áreas do empreendedorismo. Após a formação, poderão regressar às suas zonas de origem com kits de negócios.

https://p.dw.com/p/44abc
Mosambik Manica | Ausbildung
Foto: Bernardo Jequete/DW

São 20 os jovens provenientes de Cabo Delgado que estão a ser formados pela Incubadora de Empresas de Manica. A iniciativa é do Conselho Empresarial de Manica (CEP), que quer melhorar as condições de vida da camada juvenil daquela província afetada pelo terrorismo.

Os jovens estão a receber formação em áreas como processamento de tomate, amendoim, milho e trigo, além de linhas de produção de pregos e grampos, entre outras atividades.

Segundo Alcides Cintura, presidente do CEP em Manica, centro de Moçambique, assim que os jovens se graduarem, o Conselho Empresarial poderá alocar kits de emprego para os mesmos iniciarem  o empreendedorismo.

"Estes jovens que estão a sair daqui com esta experiencia vão poder ajudar os outros jovens que estão lá em Cabo Delgado. Nós defendemos que não é no Estado em que as pessoas podem encontrar o emprego, porque nós temos um setor privado muito grande onde podemos empreender, ser negociante, empreender e fazer muita coisa para o bem do país", considera.

Melhorar a vida dos que perderam tudo

Alcides Cintura disse ainda que o CEP estendeu a sua mão para minimizar o sofrimento da população de Cabo Delgado, sobretudo a camada jovem que perdeu tudo por causa dos insurgentes.

Mosambik Manica | Alcides Cintura
Alcides Cintura, presidente do Conselho Empresarial de Manica (CEP)Foto: Bernardo Jequete/DW

"Estes jovens formados, quando voltarem a Cabo Delgado, serão eles a impulsionar a produção agrícola para poder ser processada e trazer um valor agregado e colocar no mercado. E não só no mercado de Cabo Delgado, como também fora do país ou nas outras províncias," afirma o presidente do CEP .

Alcides Cintura apela "aos outros Conselhos Empresariais que se juntem pela mesma causa porque 20 jovens é uma gota no oceano, mas é algum passo. Com essa experiencia, nós podemos transmitir para outras províncias a necessidade de poder formar aqueles jovens, pois é uma outra forma de ajudar".

Construir o futuro

Maula Serrano, oriundo do distrito de Mocímboa da Praia, é um dos beneficiários que enalteceu o gesto do CEP, pois os jovens necessitavam de um impulso para se reerguer.

"Depois da formação, vamos investir e vamos ter também bom sucesso para que garantamos o desenvolvimento dos nossos distritos, porque passamos numa situação mais grave," explica.

"Também estamos a chorar por um financiamento para investirmos no nosso negócio. Eu fui afetado pela ação terrorista e perdi minha família, esposa grávida, perdi meu filho e também perdi os meus bens," lamenta.

Avelina Mateus, outra formanda de Mocímboa da Praia, diz que a formação é bem-vinda, pois estão a ser formados em diferentes áreas de saber, o que irá impulsionar as vidas dos mesmos após o regresso.

"Nós passamos na área de processamento de biscoitos, padaria, processamento de amendoim que é para fabricar manteiga, processamento de tomate para produzir massa tomate, processamento de batata reno para fazer chips," relata.

"Entretanto, após a formação é para regressarmos à nossa província para poder implementar o que nós aprendemos aqui, não só na área teórica mas principalmente na área pratica. Eu escolhi a área de produção de manteiga na base de amendoim," revela.

Em Cabo Delgado, a maior parte dos distritos produz amendoim, mas não tem onde vender. Agora, com um processador de amendoim, a vida dos agricultores poderá melhorar.

Cabo Delgado: Associação ajuda deslocados com HIV/SIDA

Saltar a secção Mais sobre este tema