1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Aristides Lima, o candidato cabo-verdiano “da cidadania”

2 de agosto de 2011

Se vencer as eleições presidenciais de domingo (7/8), ex-presidente do Parlamento de Cabo Verde quer ficar “próximo dos cidadãos”. Candidatura tem apoio de alas do partido no poder - contra a cúpula da formação.

https://p.dw.com/p/Rdh0
Aristides Lima já presidiu Parlamento de Cabo Verde; estratégia de campanha é "contato com populações"
Aristides Lima já presidiu Parlamento de Cabo Verde; estratégia de campanha é "contato com populações"Foto: Daniel Almeida

Na última semana antes das eleições presidenciais de Cabo Verde, marcadas para domingo (7/8), o candidato Aristides Lima repete em todos os seus comícios: “Viva a liberdade! Viva a cidadania! Viva a cidadania!”

Lima afirma afirma ter razões mais que fundadas para poder esperar a vitória nas eleições. O candidato está na estrada desde as primeiras horas do dia 21/7, início oficial da campanha, tendo já visitado a maioria das nove ilhas habitadas do arquipélago na costa ocidental africana, a cerca de 600 quilômetros do Senegal.

Segundo o candidato, o agora é alargar o avanço que diz ter em relação aos adversários na sequência dos primeiros 13 dias de campanha. Aristides Lima acredita que estes foram marcados por grande entusiasmo das pessoas, especialmente “da nossa juventude”. “Queremos sair daqui reforçados para, no terreno, aumentarmos a nossa margem de progressão e podermos – no dia 7 – termos um resultado vitorioso desta candidatura”, disse à Deutsche Welle.

Candidato tem confiança “cautelosa”

Aristides Lima tem dito recorrentemente que está desde o início a liderar esta corrida presidencial e assim quer continuar.

A questão que o candidato agora coloca é de se saber se ganhará logo na primeira volta, mas quanto a isto mostra-se cauteloso: “Vamos trabalhar para vencer as eleições o mais rapidamente possível. Se for na primeira volta, melhor ainda, se não for, será na segunda”.

Apesar de confiante na vitória, o candidato da cidadania prefere cerrar fileiras para os dias derradeiros da campanha eleitoral. A estratégia para estes dias, adiantou, será o reforço do contacto directo com o eleitorado. “Vamos aproximar-nos ainda mais das populações, vamos mais ao terreno, fazer o trabalho casa a casa – que é fundamental”, disse. “As pessoas gostam muito que os candidatos estejam por perto. Pensamos que este é um elemento fundamental na estratégia de crescimento desta candidatura”, afirmou.

Contra cúpula, setores do partido governamental apoiam candidato

Na corrida presidencial, Aristides Lima – que já foi Secretário geral do PAICV (no poder) – é apoiado por dois pequenos partidos da oposição: UCID e PTS. Porém, ele também vem recebendo apoio duma parte dos dirigentes e militantes do PAICV, contra as orientações da cúpula do partido.

Um dos seus apoiantes é o ministro da Família, Felisberto Vieira, e um dos dirigentes de primeira linha do PAICV, que diariamente tem apelado ao voto em Aristides Lima.

Contra as orientações da cúpula do partido no poder, PAICV, Aristides Lima vem recebendo apoio de uma parte dos dirigentes e militantes da formação
Contra as orientações da cúpula do partido no poder, PAICV, Aristides Lima vem recebendo apoio de uma parte dos dirigentes e militantes da formaçãoFoto: Daniel Almeida

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)

Edição: Renate Krieger / António Rocha