1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde tem primeira medalha dos PALOP na Paralimpíada

Thiago Melo9 de setembro de 2016

Gracelino Barbosa conquistou medalha de bronze na prova dos 400 metros do atletismo. Esta é a primeira medalha paralímpica de Cabo Verde.

https://p.dw.com/p/1JzQT
Gracelino Barbosa (primeiro a contar da direita)Foto: Getty Images/A. Loureiro

O atleta cabo-verdiano Gracelino Barbosa ganhou medalha de bronze na prova de 400 metros categoria T20 do atletismo, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A competição aconteceu no fim da manhã (horário brasileiro) desta sexta-feira (09.09).

A medalha de bronze conquistada por Gracelino Barbosa entra para a história do desporto paralímpico, pois é a primeira de Cabo Verde numa Paralimpíada. Com esta medalha, o país é também o primeiro dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) a chegar ao pódio no Rio de Janeiro.

Gracelino terminou a prova com o tempo de 48.55, que fixa novo recorde africano na modalidade. O cabo-verdiano dividiu o pódio com o brasileiro Daniel Martins, medalha de ouro, e o venezuelano Arturo Paiva, que levou a medalha de prata.

Nascido em 1 de fevereiro de 1985, Gracelino é considerado o sétimo do ranking mundial na sua categoria. No ano passado, o atleta foi medalha de ouro no IV Campeonato Mundo para atletas com deficiências intelectuais, que aconteceu no Equador.

Brasilien Rio de Janeiro Kapverdische Paralympische Komitee
Delegação cabo-verdiana nos jogos Paralímpicos Rio 2016. Entre os membros estão os atletas Gracelino Barbosa (segundo a contar da esq.) e Márcio FernandesFoto: COPAC

Ainda na noite desta sexta-feira, o cabo-verdiano Márcio Fernandes realizará a prova de lançamento de dardo, categoria F44, para amputados. Márcio, campeão mundial na modalidade paralímpica, é outra aposta do país para chegar a uma medalha.

PALOP

A jovem moçambicana Edmilsa Governo classificou-se para a semifinal dos 11 metros feminino, categoria T12. A atleta realizará estas provas ainda hoje e, se bem qualificada, seguirá para a final da modalidade que acontecerá ainda esta sexta-feira à noite.

A atleta Esperança Gicasso, de Angola, competiu nesta quinta-feira (08.09) os 100 metros rasos feminino, categoria T11, para deficientes visuais, mas não se classificou para as semifinais, que decorrem esta sexta-feira.

Neste sábado (10.09), Angola participa das provas de 100 metros masculino, também na categoria T11.

Também neste sábado, César Cardoso da Guiné-Bissau competirá na primeira fase dos 100 metros masculino, categoria T45, para atletas amputados. Se classificado, Cardoso seguirá para a final, agendada para este domingo (11.09).

São Tomé e Príncipe fará a sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos este sábado, na prova de 100 metros masculino, categoria T47, para atletas amputados. Se qualificado, o jovem Alex Anjos buscará uma medalha na prova final que decorrerá este domingo.