1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Prioridade para o acesso de todos à Saúde

14 de julho de 2023

A OMS declara-se satisfeita com a gestão de doenças por parte de Moçambique, apesar dos desvios e pagamentos indevidos detetados por um tribunal moçambicano referentes aos 700 milhões de dólares doados pela organização.

https://p.dw.com/p/4Tsmn
Vacina contra a poliomelite
Foto: picture-alliance/dpa

Na Conferência Internacional de Investimentos em Infraestruturas do sector de Saúde que ocorreu na quinta-feira (13/7), em Maputo, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, congratulou Moçambique pela gestão de diversas doenças que afetam o país, com destaque para a malária e cólera.

"Dou os parabéns ao país pelo fato de ter alcançado a cobertura elevada contra a Covid-19, pela rápida deteção e resposta a emergência do poliovírus selvagem no ano passado e também pelo empenho este ano no controlo do surto da cólera", disse o diretor-geral.

Fundos desviados

Em 2020, o país recebeu 700 milhões de dólares para mitigar os efeitos da Covid 19. O Tribunal Administrativo de Moçambique apontou, na altura, desvios de diversas formas e pagamentos indevidos nas contas do Governo.

Diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus
Diretor-geral da OMS, Tedros GhebreyesusFoto: Fabrice Coffrini/AFP/Getty Images

Ainda assim, o diretor geral da OMS garante que a organização continuará a apoiar Moçambique, sobretudo para alcançar a meta de cobertura do acesso universal a saúde. Agora que o mundo está a deixar para trás a pandemia, a prioridade irá para "promover, fornecer, empoderar e melhorar o desempenho na saúde”, disse Ghebreyesus, que destacou a necessidade de abordar "as causas profundas” dos défices nesta área.

Por seu lado, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, destacou a importância do aconselhamento técnico-científico, monitoramento da evolução da doença e defesa pelo acesso equitativo às vacinas através da Covax da OMS no combate à pandemia da Covid-19.

Prioridades definidas

Nyusi ressaltou ainda, com alguma autocrítica, que muitas empresas tiveram que fazer investimentos próprios para reduzir o impacto da doença na produção. 

Moçambique: Pandemia da Covid-19 inspira futuros engenheiros

"Bastou só ver que uma parte dos medicamentos ou das vacinas que nós recebemos foi uma contribuição das empresas privadas e públicas o que significou que tiraram um pouco dos seus rendimentos para poderem investir nas vacinas o que se podia evitar se calhar se tivéssemos feito com alguma antecipação.”

Tal como para o diretor-geral da OMS, também para Nyusi, finda a pandemia, a prioridade agora é acelerar o acesso universal dos moçambicanos aos cuidados sanitários.

"Saúde para todos é um princípio constitucional que constitui uma das prioridades quinquenais de governação 2020-2024 e que temos estado a concretizar através de ações especificas inscritas nos planos económicos e sociais de cada ano”, disse o Presidente.