1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
CulturaAngola

Morreu Rui Mingas, coautor do hino de Angola

Lusa
4 de janeiro de 2024

Rui Mingas, músico, coautor do hino nacional de Angola e ex-ministro dos Desportos, morreu hoje em Lisboa vítima de doença prolongada.

https://p.dw.com/p/4arwL
Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas
Rui Mingas morreu em Lisboa vítima de doença prolongadaFoto: Ana Ngola/Wikipedia

Natural de Luanda, Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, que nasceu em 12 de maio de 1939, distinguiu-se, na juventude, no atletismo, designadamente nas especialidades de salto em altura e 11 metros barreiras.

Militante ativo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Rui Mingas desempenhou os cargos de deputado e foi ministro dos Desportos.

Como músico, compôs poemas dos poetas angolanos Viriato da Cruz, Agostinho Neto – primeiro Presidente de Angola -, Mário António e António Jacinto. Foi coautor com Manuel Rui Monteiro de "Angola Avante", o hino de Angola.

Da sua obra discográfica destacam-se "Cantiga por Luciana”, "Poema da farra”, "Makezu”, "Muadiakimi”, "Birin birin”, "Monagambé”, "Adeus à hora da partida” e "Meninos do Huambo”.

"Um dos mais ilustres filhos do país"

A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, considera Rui Mingas como "um dos mais ilustres filhos" do país.

"Nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as minhas condolências na certeza de que o nosso País perdeu um dos seus mais ilustres filhos e na esperança de que o seu exemplo de distinto nacionalista inspire as atuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos nós", lê-se na nota de pesar endereçada à família.