Líderes da SADC adiam cimeira sobre Moçambique | Moçambique | DW | 28.04.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Líderes da SADC adiam cimeira sobre Moçambique

Encontro dos líderes da SADC que estava marcado para esta quinta-feira (29.04), em Maputo, para discutir a situação em Cabo Delgado, foi adiado devido à indisponibilidade dos Presidentes da África do Sul e do Botswana.

A Cimeira Extraordinária da Troika da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), marcada para esta quinta-feira (29.04), na capital moçambicana, para debater a insurgência islâmica em Moçambique e o apoio dos países vizinhos foi adiada, anunciou o gabinete do Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, esta quarta-feira (28.04).

Durante o encontro, em Maputo, estava prevista a apresentação aos líderes da SADC de um relatório de uma missão enviada a Moçambique que propõe o envio de 2.916 militares para ajudar o país no combate a grupos terroristas, ao longo de quatro fases, o envio de vários meios desde navios a helicópteros e 'drones', entre outras medidas.

Masisi e Ramaphosa indisponíveis

Botswana Vize-Präsident Mokgweetsi Masisi

Mokgweetsi Masisi

A reunião foi adiada devido à indisponibilidade dos Presidentes do Botswana e da África do Sul, segundo o gabinete de Masisi. O Presidente do Botswana entrou em quarentena na terça-feira após ser detetado um caso de Covid-19 entre o seu pessoal, enquanto o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, está a testemunhar num inquérito sobre corrupção ao seu antecessor, Jacob Zuma.

Botswana, África do Sul, Zimbabué e Moçambique formam uma divisão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral que quer decidir como ajudar a província de Cabo Delgado contra os insurgentes islâmicos. O Botswana preside atualmente a esta divisão da SADC encarregada de promover a paz e a segurança na região.

Assistir ao vídeo 01:44

Moçambique: traumas de guerra, sonhos de paz nos campos de deslocados

Leia mais