1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Em Nampula, vitória oficial para o MDM apesar da grande abstenção

Carvalho, Nelson4 de dezembro de 2013

A Comissão Eleitoral confirmou esta quarta-feira (04.12) que o candidato do Movimento Democrático de Moçambique é o vencedor das autárquicas em Nampula. Filomena Mutoropa, da oposição, está disponível para parceria.

https://p.dw.com/p/1AT9x

Quatro dias depois da realização das eleições municipais na cidade de Nampula, Norte de Moçambique, a vitória do Movimento Democrático Moçambique (MDM) foi declarada pela Comissão de Eleições da Cidade em Nampula.

Apesar dos resultados serem considerados "preliminares", o candidato do MDM Mahamudo Amurane segue na frente com 29.215 votos, contra 22.371 do candidato da FRELIMO Adolfo Absalão Siueia. Filomena Mutoropa reuniu 2.250 votos e em último lugar está Mário Albino, com 538 votos.

MDM venceu também na Assembleia

Em relação à corrida à Assembleia Municipal, o MDM segue na frente com um total de 29.113 votos contra 24.826 da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), 372 do Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), 1.498 do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO) e 587 votos para a Associação para Educação Moral e Cívica na Exploração dos Recursos Naturais (ASSEMONA).

O presidente da Comissão de Eleições de Nampula, Valdemiro Chemane, fez saber que apenas 25.1% dos eleitores votaram para as presidenciais e 25.84% para a Assembleia Municipal.

O delegado do MDM em Nampula, Rachad Carvalho, disse à DW África que a vitória registada no escrutínio de 1 de dezembro pertence ao povo. O militante garantiu ainda que o MDM vai trazer desenvolvimento à cidade.

"Ninguém sonhava com a vitória do MDM, mas graças ao empenho de todos os munícipes que clamavam pela mudança, a mudança foi verificada nas eleições no dia 1 de dezembro", afirmou.

PAHUMO disponível para coligação

Para a candidata derrotada do PAHUMO, Filomena Mutoropa, a vitória do MDM representa um ganho para os partidos da oposição em Nampula. Assim sendo, Filomena Mutoropa anunciou que tudo fará para criar uma coligação com aquele partido na Assembleia Municipal.

"O MDM já está na frente. Nós precisamos de trabalhar mais nesta segunda fase. Vamos apoiar aqueles que são os nossos parceiros, que neste momento ocupam o primeiro lugar", comunicou.

Olindo Soca, mandatário da FRELIMO, não quis fazer nenhum comentário aos resultados eleitorais, para além do que já tinha sido dito pelo secretário do partido aquando do apuramento de 20% dos votos, no início da semana.

Dos 223.649 eleitores inscritos, 167.496 não marcaram presença nas urnas no dia do voto, o que representa 74.9% de abstenções.