1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Abrigo para mulheres egípcias vítimas de violência doméstica

26 de março de 2010

Na periferia da capital egípcia, Cairo, as 12 casas do Beit Hawa, ou Casa de Eva, são um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Uma violência que não é raridade nas famílias egípcias.

https://p.dw.com/p/MfJ9
Em muitas famílias egípcias, a mulher é mais uma empregada doméstica e mãe do que uma parceira com direitos iguais aos dos maridos.Foto: picture-alliance/ photoshot

Muitas das mulheres que fogem para Beit Hawa têm traumas profundos e precisam de ajuda profissional. Mas devido à falta de recursos financeiros, o projeto independente vive sob a ameaça de fechamento. Desde a sua inauguração, em 2006, a Casa de Eva já chegou a fechar por seis meses seguidos.

A violência no seio da família vem sendo debatida há algum tempo no Egito, e bastante criticada. Uma violência que, para a maioria dos egípcios, é um problema interno, da família. O fato de as mulheres procurarem ajuda de estranhos, indo para uma casa de mulheres, fere a honra da família. Motivo pelo qual há tão poucas ofertas de abrigo para as mulheres.

Oiça a reportagem de Juergen Stryjak, adaptada para a língua portuguesa por Renate Krieger.