1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tubarões Azuis procuram fundos para sua participação no CAN 2013

dos Santos, Nelio10 de dezembro de 2012

Cabo Verde participa pela primeira vez no CAN que decorre em 2013 na África do Sul. A Cidade da Praia acolheu um festival de música com vista a angariação de fundos para sua participação no evento.

https://p.dw.com/p/16zFy

O CAN, Campeonato Africano das Nações em Futebol, decorre de 19 de janeiro a 10 de fevereiro do próximo ano. Com o objetivo de angariar fundos para a participação cabo-verdiana na competição, teve lugar neste domingo (09.12) um festival de música intitulado "Operação CAN 2013" na capital cabo-verdiana.

À frente desta iniciativa, que também pretendia saudar o inédito apuramento dos Tubarões Azuis, no passado dia 14 de outubro a seleção de futebol do país a uma fase final do CAN, esteve o músico Gilyto.

Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, vê com bons olhos a "Operação CAN 2013": "Uma iniciativa louvável, aliás, não nos surpreeende porque o Gilyto sempre apoiou iniciativas a favor da seleção nacional."

Dinheiro procura-se

Embora o governo dê o seu apoio, a participação dos Tubarões Azuis envolve custos avultados.

Por isso para a Federação Cabo-verdiana todo o apoio é bem-vindo, como se pode depreender das palavras de Mário Semedo: "A Federação, no âmbito das parcerias que vai fazer, conta com o apoio de todos os cabo-verdianos numa campanha de angariação de fundos. Esperamos que todos contribuam."

Apesar das dificuldades financeiras, o Governo, através da ministra do Desporto, Fernanda Marques, já garantiu o melhor para a seleção: "A Copa Africana conta com a participação de países com diferentes capacidades económicas, e nós estaremos em igualdade de circunstância com os outros."

Fernanda Marques recordou o engajamento do Governo na preparação do jogo contra os Camarões, e assegurou que, para a África do Sul, os recursos a disponibilizar não serão inferiores.

Segredo é a alma do negócio
Para esta operação a DW África apurou que a Federação Cabo-verdiana de Futebol já entregou ao Governo um orçamento de 671 mil euros. Uma informação, entretanto, não confirmada pelo presidente da Federação: "Há questões que por princípio não divulgamos", garantiu Mário Semedo.

A Federação está a preparar a operação CAN 2013 ao pormenor. Na última semana enviou à Madrid, Espanha, o selecionador nacional, Lúcio Antunes, para estagiar com o português José Mourinho, o técnico do Real Madrid.

Em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde, o Special One, Mourinho fez rasgados elogios a Lúcio Antunes: "Tive o prazer de conhecer uma pessoa ótima. Um treinador com ideias próprias, com organização, com método, com ambição, o vosso treinador é muito bom."

Mas quando a torcer por Cabo Verde no CAN 2013 o técnico português já não garante nada: "Não posso dizer senão a minha mulher chateia-se comigo, ela é angolana e se disser que vou torcer por Cabo Verde tenho problemas em casa e em casa não se pode ter problemas nunca."

Moçambique, um dos prováveis lugares de estágio
E precisamente Angola que é uma das equipas adversárias de Cabo Verde nesta prova.
A seleção nacional de futebol estreia no dia 19 de janeiro no CAN no jogo de abertura frente à equipa anfitriã, a África do Sul.

A preparação dos Tubarões Azuis arranca no dia 4 de janeiro na ilha de São Vicente. Depois a seleção deverá fazer um estágio de uma semana em Moçambique, admitiu o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, sem contudo confirmar.

Para já a única garantia que Mário Semedo dá é que o estágio será num país vizinho da África do Sul: "Temos duas hipóteses que são países vizinhos da África do Sul. O ambiente que queremos ter é calmo, sem pressão, e sem perturbação."

A fase derradeira de preparação será em Joanesburgo, na África do Sul. O selecionador de Cabo Verde garante que serão entre três a cinco dias em Joanesburgo.

De 4 a 17 de janeiro os Tubarões Azuis deverão disputar dois jogos amigáveis. Mário Semedo, entretanto, não revela contra quem: "Já sabemos mais ou menos contra quem, mas ainda não podemos avançar nomes porque as coisas ainda não estão completamente fechadas."

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Nádia Issufo/António Rocha