1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Confrontos em Mocímboa da Praia desde a madrugada

Lusa | ms
23 de março de 2020

A vila de Mocímboa da Praia, no norte de Moçambique, é palco de confrontos entre grupos armados e forças de defesa e segurança desde a madrugada desta segunda-feira (23.03). População está fechada em casa.

https://p.dw.com/p/3Zu6U
Mosambik Straßenverzweigung zwischen der Regionalstraße R762 zur Stadt Mocímboa da Praia und der Regionalstraße R764 zum Ort Olumbi
Estrada a Mocímboa da Praia (foto de arquivo)Foto: DW/A. Chissale

A população está fechada dentro das suas casas e ouvem-se disparos de armas de fogo e gritos de confrontação em vários locais da vila, além da circulação de, pelo menos, um veículo blindado, de acordo com relatos de residentes ouvidos pela agência de notícias Lusa.

Segundo outro relato, em alguns bairros periféricos, os membros dos grupos armados estão a juntar a população em mesquitas, como acontece no bairro de Milamba.

O grupo de insurgentes que tomou de assalto a vila de Mocímboa da Praia, onde já içou a sua bandeira, segundo avança a imprensa moçambicana. O porta-voz dos Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Orlando Mudumane, citado pelo jornal "O País", disse a jornalistas que "hoje, às 04h30, malfeitores atacaram a vila sede de Mocímboa da Praia. Atacaram o quartel das Forças de Defesa e Segurança e içaram a bandeira deles na vila."

De acordo com a PRM, os insurgentes montaram barricadas nas principais entradas da vila e estão em fogo cruzado com as Forças de Defesa e Segurança, "que procuram recuperar Mocímboa da Praia".

Dois anos e meio de ataques

A província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de grupos armados, que organizações internacionais classificaram como uma ameaça terrorista e que em dois anos e meio já fez, pelo menos, 350 mortos, além de 156.400 afetados, devido à perda de bens ou obrigados a abandonar casa e terras em busca de locais seguros.

Estes ataques têm acontecido sobretudo no meio rural. Mocímboa da Praia é um dos principais centros urbanos da região, sede de distrito, servido pela única estrada asfaltada que cruza a província e com um aeródromo apto a receber voos internacionais.

Trata-se da vila onde em outubro de 2017 começou a ameaça armada que tem atormentado Cabo Delgado. Mocímboa da Praia fica a 90 quilómetros a sul de Palma, distrito onde estão a ser construídos megaprojetos internacionais de exploração de gás natural.

Saltar a secção Mais sobre este tema