José Eduardo dos Santos internado em unidade de cuidados intensivos | Angola | DW | 24.06.2022

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Angola

José Eduardo dos Santos internado em unidade de cuidados intensivos

Ex-Presidente angolano está internado nos cuidados intensivos de uma clínica na cidade espanhola de Barcelona, segundo avança a imprensa. José Eduardo dos Santos recebe tratamento médico desde 2019 no local.

O antigo Presidente da Angola está internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona onde tem recebido tratamento médicos desde 2019.

A notícia do deterioramento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos e internamento numa unidade de cuidados intensivos foi avançada na noite de quinta-feira (23.06) pelo jornal português Negócios.

Citando fontes próximas de Eduardo dos Santos, a agência Efe noticiou que o político, de 79 anos, sofreu um enfarte. Contactada pela DW África, uma das filhas do antigo Presidente da República, Welwitschia "Tchizé" dos Santos, referiu apenas que o seu pai está estável, "não corre risco de vida" e também não tem Covid-19.

Alguns dos filhos de Eduardo dos Santos estão com ele no Instituto de Cardiologia e Medicina Interna do Centro Médico Teknon, na cidade espanhola.

Em maio, vários meios de comunicação social angolanos noticiaram um agravamento do estado de saúde do antigo chefe de Estado, o que terá provocado divergências entre alguns dos seus familiares e o regime angolano.

Que influência terá José Eduardo dos Santos no atual cenário político angolano?

Polémica entre a família e a Presidência

A família dos Santos queixou-se de "abusos" e ingerência externa, e a Presidência angolana remeteu informações sobre o ex-Presidente apenas para um médico. 

Numa nota divulgada em maio, a Presidência da República de Angola alegou que João Afonso é o seu médico pessoal, que o acompanha há 16 anos, em quem tem "a máxima confiança" e é "a única entidade autorizada a falar" sobre o seu estado de saúde.

Esta posição surgiu depois de "Tchizé" dos Santos ter denunciado "abusos" e "condicionamento da liberdade" em relação ao seu pai, que reside em Barcelona desde 2019, admitindo que a família lida com "um caso de polícia, que pode motivar uma queixa às autoridades espanholas".

Esta sexta-feira (24.06), o Presidente angolano, João Lourenço, falou por telefone com a ex-primeira-dama Ana Paula dos Santos sobre o o agravamento do estado de saúde de Eduardo dos Santos. Segundo uma publicação na página oficial da Presidência da República, tratou-se de um "gesto de solidariedade".

José Eduardo dos Santos foi Presidente de Angola durante 38 anos, entre 1979 e 2017, cumprindo uma das mais longas presidências do mundo.

Artigo atualizado às 23:11 (CET) de 24 de junho de 2022.

Leia mais