Na Alemanha, o último jogo de futebol de sub-19 entre o Schalke 04 e o Borussia Dortmund terminou envolto em polémica.
O Schalke 04 comunicou esta terça-feira (20.10) que está a fazer uma "investigação exaustiva" para identificar os adeptos que terão proferido ameaças de morte e insultos racistas contra o jovem-prodígio do Dortmund, Youssoufa Moukoko, de 15 anos.
"O Schalke 04 avaliou o material áudio e vídeo do jogo e está agora a trabalhar intensamente na identificação das pessoas responsáveis", afirmou o clube em comunicado. Como foram vendidos apenas 300 bilhetes para o jogo, devido às restrições do coronavírus, o clube espera encontrar os autores.
Moukoko, nascido nos Camarões, marcou um hat-trick para selar uma vitória por 3-2 sobre os rivais do Dortmund no jogo de juniores em Gelsenkirchen, no domingo (18.10).
"Estou orgulhoso de ter nascido com esta cor de pele e estarei sempre orgulhoso", publicou Moukoko numa história da rede social Instagram com a hashtag "Black Lives Matter".
Schalke desculpa-se por atitudes de adeptos
Nas redes sociais, foram vários os futebolistas que mostraram apoio a Moukoko. O avançado do Dortmund Erling Haaland, o defesa central do Bayern de Munique Jérôme Boateng e o defesa do Chelsea Antonio Rüdiger são alguns exemplos.
Também o diretor desportivo do Schalke, Jochen Schneider, contactou o Dortmund para pedir desculpa a Moukoko. "O que aconteceu deve ser condenado nos termos mais fortes possíveis", disse Schneider, acrescentando que a atitude dos adeptos está assente em "crenças que algumas pessoas na sociedade ainda consideram aceitáveis".
Günter Distelrath, vice-presidente da Federação de Futebol alemã, quer que sejam tomadas medidas contra os culpados. "Gostaria de receber um sinal claro", acrescentou, dizendo que "os insultos contra Youssoufa Moukoko são intoleráveis e absolutamente inaceitáveis".
Youssoufa Moukoko já treinou com a equipa sénior do Borussia Dortmund
Rumo à equipa B dos seniores
Moukoko tem conquistado recordes de pontuações no futebol juvenil alemão e pode reivindicar outro marco caso se estreie na Bundesliga depois de completar 16 anos no próximo mês. O jogador já treinou com o plantel sénior do Dortmund.
Moukoko poderá ainda tornar-se o jogador mais jovem da história da Liga dos Campeões no final de novembro, uma vez que o Dortmund diz que irá adicionar Moukoko à sua lista 'B' para os jogos.
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Neymar é o 2º melhor marcador da história da seleção brasileira
Neymar tem vindo a assumir as despesas da seleção canarinha. Na 2.ª jornada do apuramento para o Mundial de 2022, o jogador do PSG marcou 3 golos, na vitória do Brasil frente ao Peru, por 4-2. Neymar passa a ter 64 golos. Ultrapassou Ronaldo "Fenómeno" como o 2º melhor marcador da história do Brasil e está a 13 golos de Pelé. Em 2 jogos, Ney assinou 3 golos e 2 assistências.
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Gnabry fez 14.º golo na seleção alemã com "toque mágico"
Serge Gnabry nasceu em Stuttgart, na Alemanha, mas tem origens da Costa do Marfim. O jogador do Bayern, de 25 anos, marcou 14 golos em 15 jogos pela seleção alemã, que empatou 3-3, na terça-feira, com a Suíça. O "toque mágico" do craque aos 60 minutos para o terceiro golo dos germânicos corre mundo. A Alemanha está no Grupo 4 da Liga das Nações. Gnabry fez 3 golos em 3 jogos da Bundesliga 20/21.
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Ronaldo em isolamento devido à Covid-19
Portugal enfrenta esta quarta-feira (14.10) a Suécia, no estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga das Nações. A grande novidade é a ausência do capitão luso, Cristiano Ronaldo, infetado com Covid-19. Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal infetado com a Covid-19, depois de José Fonte e Anthony Lopes. Os três jogadores estão afastados da seleção das quinas.
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Espanha de Ansu Fati derrotada
A seleção espanhola, com Ansu Fati a titular, perdeu por 1-0 com a Ucrânia na 4ª jornada da Liga das Nações. O jogador do Barcelona, de 17 anos, fez o 4º jogo pela Espanha e conta com um golo na seleção. O jogador de origem guineense foi considerado melhor jogador do mês de setembro em Espanha e é o melhor marcador de LaLiga com 3 golos em três jogos e uma assistência.
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Nova Zelândia anula particular com Inglaterra face ao aumento de casos
A Nova Zelândia decidiu não disputar o jogo particular com Inglaterra, previsto para 12 de novembro, em Wembley, devido às "complicações" existentes com a evolução da pandemia de Covid-19. O presidente da Federação de Futebol, Andrew Pragnell, justificou a recusa em viajar para Inglaterra face "às restrições atualmente em vigor", bem como o "crescente aumento de casos de Covid-19 na Europa".
-
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
Moçambique com dois jogos e duas derrotas
Depois da derrota diante da Guiné-Bissau por 1-0, a seleção moçambicana de futebol voltou a perder contra Angola, por 3-0, com dois golos de Mateus e um de Gelson Dala, em jogo de preparação disputado em Rio Maior, Portugal. As duas seleções preparam a fase de qualificação da CAN2021, que está prevista retomar em novembro, depois de ter sido interrompida em março, devido à pandemia de covid-19.
Autoria: Braima Darame