1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SaúdeSão Tomé e Príncipe

Fim da greve dos médicos da Urgência do Hospital de São Tomé

Lusa
21 de dezembro de 2021

A paralisação dos profissionais de saúde do banco de urgência do Hospital de São Tomé e Príncipe foi suspensa esta segunda-feira (20.12), após o Governo garantir a climatização e a segurança nas instalações.

https://p.dw.com/p/44bwK
Foto: R. Graca

A paralisação durou uma semana, com os serviços a serem transferidos para uma instalação provisória, onde, segundo os médicos, "não está estruturalmente concebida para atender na modalidade de urgência".

"Neste momento já houve esta melhoria razoável e retomamos o trabalho em pleno", afirmou hoje a presidente do Sindicato dos Médicos de São Tomé e Príncipe, Benvinda Vera Cruz, recordando que "apesar da paralisação" sempre foram atendidos "os casos graves".

Segundo a médica, foram resolvidos "o problema de climatização, o exaustor, melhoraram o teto, a porta" e pintaram o interior do edifício.  "Não está 100%, mas dá para trabalhar", afirmou.  

Reivindicações pendentes

Vera Cruz referiu que ainda há "várias reivindicações pendentes" que "o governo pediu um tempo para cumprir" e que o sindicato vai acompanhar porque "ainda estão dentro do prazo".

"Nós só clamamos melhorias para os profissionais de saúde bem como para os utentes," disse.

Com a conclusão das intervenções do Banco de Urgência e o levantamento da paralisação, os pacientes começaram a ser transferidos para as instalações habituais.

Esta terça-feira (21.12), o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus deverá visitar as instalações hospitalares da urgência para verificar a situações dos serviços.

Covid-19: Vacinação arranca em São Tomé e Príncipe