1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde:Emigrantes na Alemanha são "embaixadores" do país

Lusa | rl
5 de maio de 2019

O Presidente de Cabo Verde está de visita à Alemanha. Este sábado (04.05), em Hamburgo, Jorge Carlos Fonseca sublinhou que "o maior trunfo que Cabo Verde tem é a estabilidade política e das instituições".

https://p.dw.com/p/3HxFt
Portugal Lissabon - Jorge Carlos Fonseca
Foto: DW/J. Carlos

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, elogiou este sábado (04.05), em Hamburgo, a comunidade na Alemanha, sublinhando que os emigrantes são "embaixadores" no estrangeiro, que espalham a cultura do país.

Jorge Carlos Fonseca foi recebido por mais de uma centena de cabo-verdianos a viver na Alemanha e ouviu e respondeu a perguntas desta comunidade com cerca de 1.100 a 1.200 pessoas registadas.

O chefe de Estado dirigiu-se à plateia em crioulo realçando a "contribuição enorme" dos cidadãos que vivem no estrangeiro. "Estamos espalhados pelo mundo o que nos dá uma dimensão maior. Podemos ter um 'corpo' pequeno, mas temos uma arma grande, adaptamo-nos em qualquer lado porque somos um povo de mistura. Somos um povo aberto para o mundo", sublinhou o Presidente da República de Cabo Verde.

"Vocês são como embaixadores de Cabo Verde na Alemanha. A imagem do país é dada por vós, especialmente conservando a nossa cultura, a cultura é o melhor que Cabo Verde tem, é o nosso cimento", referiu.

Deutschland Fischmarkt in Hamburg | Jogger
Comunidade cabo-verdiana em Hamburgo conta com cerca de 1100 a 1200 pessoas registadas.Foto: picture-alliance/dpa/B. Marks

Jorge Carlos Fonseca entrou na Universidade Técnica de Hamburgo ao som de música cabo verdiana, acompanhada por uma dança levada a cabo por crianças e adolescentes da comunidade.

"O Presidente de Cabo Verde deve sê-lo de todos os cabo verdianos, estejam eles nas ilhas ou no estrangeiro, independentemente do partido que esteja no governo", revelou.

 "Cabo Verde é um país estável, tranquilo, democrático, um país com liberdade. O maior trunfo que o nosso país tem é a estabilidade política e de instituições, porque não temos petróleo, nem diamantes, nem ferro, até água temos pouca, somos um país pequeno. Para progredir temos de ter um país estável e tranquilo", salientou Jorge Carlos Fonseca.

 O Presidente da República de Cabo Verde reuniu ainda com o ministro presidente do Estado de Schleswig-Holstein, admitindo, durante o diálogo com a comunidade, que o país foi muito elogiado por Daniel Günther. "Fiquei sem palavras, emocionado, até arrepiado quando ouvi os elogios", confessou, roubando vários sorrisos à plateia. "Em África há muitos países com terrorismo, ditaduras, governos instáveis, por isso é muito difícil para um país pobre como Cabo Verde progredir sem tranquilidade", frisou, ressalvado ainda assim que o país também "tem problemas", por exemplo, "poucos recursos, como a água".

5 Mornas de Cesária Évora

Associação pede apoios

Aproveitando a presença do Presidente, a Associação Cabo-Verdiana de Hamburgo, pediu a Jorge Carlos Fonseca a criação de um centro para tornar a comunidade mais ativa. Graciana Soares, presidente da associação criada em 2004, sublinhou que a comunidade "está bem integrada, mas podia ser melhor, se houvesse mais participação dos cabo-verdianos e mais ajuda económica."

"Se tivéssemos um centro cabo-verdiano seria muito bom para os jovens se encontrarem e também os que já estão reformados, um sítio onde pudéssemos fazer as nossas atividades. Assim a comunidade ficaria mais empenhada e mais ativa", defendeu, em declarações à agência Lusa.

A presidente desta associação, registada em Hamburgo, garantiu que a comunidade "tem crescido".

Encontro com Steinmeier

O Presidente da República de Cabo Verde começou a visita à Alemanha na sexta-feira (03.05), passou, este sábado (04.05), por Kiel e Hamburgo. Na segunda-feira (06.05), Jorge Carlos Fonseca vai encontrar-se com o homólogo, Frank-Walter Steinmeier em Berlim.

Saltar a secção Mais sobre este tema