1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Líder da Junta do Mali pede "união sagrada"

AFP
9 de julho de 2022

Assimi Goita, o líder da Junta do Mali, apelou para uma "união sagrada" e foco no desenvolvimento e estabilidade, em seu primeiro discurso à nação desde que seus vizinhos levantaram as duras sanções pós-golpe.

https://p.dw.com/p/4DuEk
Mali Präsident Oberst Assimi Goita
O líder militar maliano Assimi Goita.Foto: Habib Kouyate/Xinhua/IMAGO

"Chegou a hora de uma união sagrada em torno dos interesses superiores da nação", disse Assimi Goita, líder militar do Mali que chegou ao poder em um golpe de Estado em maio de 2021, num discurso que foi transmitido ao vivo.

"A luta pelo desenvolvimento é uma luta que deve envolver todos os malianos".

Os chefes da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) levantaram no último domingo as sanções ao regime militar do Mali, incluindo um embargo comercial e financeiro imposto em janeiro após a junta ter revelado um esquema para restaurar o governo civil dentro de cinco anos.

Afrika ECOWAS Gipfel
Líderes da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).Foto: FRANCIS KOKOROKO/REUTERS

Sanções

As sanções atingiram gravemente este Estado do Sahel, sem litoral, cuja economia já está sob forte pressão de uma insurgência jihadista de uma década.

Os coronéis no poder haviam cedido às exigências da CEDEAO ao publicar uma nova lei eleitoral e um cronograma que inclui uma eleição presidencial em fevereiro de 2024, uma eleição que o bloco da África Ocidental aceitou.

"Nossa abordagem nunca foi questionar o retorno à ordem constitucional", disse Goita. "Mas isto deve ser feito em condições de segurança e estabilidade".

Ele elogiou seus militares pelo que ele descreveu como sua força crescente contra os jihadistas.

Mali Präsident Oberst Assimi Goita
No centro, o líder da Junta do Mali, Assimi Goita.Foto: Annie Risemberg/AFP

Reformas políticas e institucionais

"Devemos também avançar com determinação e responsabilidade nas reformas políticas e institucionais que estamos empreendendo, bem como nas ações de desenvolvimento para permitir que nosso país volte à estabilidade política e social", disse Goita.

Ele falou depois de ter viajado para a cidade ocidental de Nioro na terça-feira para lançar uma campanha para responder à insegurança alimentar, dizendo que a assistência humanitária era "um dever soberano para as autoridades de transição".

Em seu discurso ontem, o líder da junta agradeceu aos vizinhos Guiné e Mauritânia por sua "solidariedade" durante todo o embargo.

Ao permitir o trânsito de mercadorias através de suas capitais portuárias de Conakri e Nouakchott, a dupla permitiu que Mali contornasse o bloqueio da África Ocidental.

A crise política no Mali tem sido acompanhada por uma grave crise de segurança desde 2012 e pelo surto de insurgências separatistas e jihadistas no norte.