1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Crescente influência russa em África faz soar alarme na NATO

Lusa
19 de novembro de 2022

Ministra da Defesa de Espanha diz que Moscovo "está a encontrar um campo de expansão perfeito" em África e alerta: "Qualquer vazio deixado pela Europa ou pela NATO está a ser perfeitamente aproveitado pela Rússia".

https://p.dw.com/p/4JmoZ
Foto: Nicolas Remene/Le Pictorium/imago images

A ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, voltou a alertar os aliados da NATO de que a Rússia está a expandir-se no continente africano, algo que a guerra na Ucrânia não pode fazer esquecer.

"A Rússia está a invadir a Ucrânia, mas está a expandir-se em África e temos de estar todos conscientes disso", afirmou este sábado (19.11) a ministra, em Madrid, numa intervenção na 68.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Margarida Robles afirmou que a Rússia "está a encontrar um campo de expansão perfeito" em África, com as suas próprias Forças Armadas e através da empresa Wagner (considerado um grupo privado paramilitar).

Afrika Wagner group in Mali
Mercenários da empresa russa Wagner no Mali Foto: French Army/AP/picture alliance

"Vazio deixado pela Europa"

"Qualquer vazio deixado pela Europa ou pela NATO em África está a ser perfeitamente aproveitado pela Rússia", insistiu.

Margarita Robles, em linha com aquilo para que as autoridades espanholas têm alertado, chamou a atenção, em especial, para a região do Sahel, com a instalação de grupos terroristas e de tráfego de seres humanos.

Espanha, como outros países do sul da Europa, incluindo Portugal, têm chamado a atenção para estes desafios e ameaças do "flanco sul" (Médio Oriente e Norte de África), relacionadas com fluxos de imigração ilegal e movimentos terroristas, reclamando que a NATO não os ignore apesar do protagonismo assumido pelo leste europeu, com a guerra na Ucrânia.

Macron e Lavrov em África: Nova "guerra fria" no continente?

Ameaça russa

Na cimeira da NATO que decorreu também em Madrid, em junho, a Aliança Atlântica definiu um novo conceito estratégico, o documento que define as ações e opões da organização a dez anos, em que ficou reconhecida a necessidade de uma abordagem "a 360 graus". O documento definiu a Rússia como a maior e mais direta ameaça aos países da organização.

A sessão deste ano da Assembleia Parlamentar da NATO, em Madrid, termina na segunda-feira e, segundo o programa oficial, vai reafirmar a solidariedade com a Ucrânia e salientar o compromisso com a defesa de todos os 30 países da organização.

Uma das intervenções previstas no plenário da 68.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO, na segunda-feira, é do Presidente da Ucrânia, por videoconferência.

Guerra na Ucrânia: Qual a perspetiva africana?

Saltar a secção Mais sobre este tema