1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Borussia de Mönchengladbach x Bayern de Munique

António Deus
24 de novembro de 2017

São duas das três equipas com mais Bundesligas ganhas. Borussia de Mönchengladbach x Bayern de Munique, este sábado (25.11), ao vivo e em direto na DW África, a partir das 17h25 (hora universal).

https://p.dw.com/p/2oBLN
Deutschland Borussia Mönchengladbach v Bayern Muenchen - Bundesliga
Foto: Getty Images/Bongarts/M. Hitij

Bem-vindos à 13ª  jornada da Bundesliga! E claro, com grandes jogos, pois não seria a Bundesliga a competição com a maior assistência nos estádios dos principais campeonatos de futebol na Europa!

Hanôver x Estugarda (sexta-feira, 24.11)

Começamos pelo Hanôver e Estugarda. O 8º e 11º classificados da Bundesliga, abrem a jornada 13 do principal campeonato de futebol na Alemanha, esta sexta-feira (24.11). O Hanôver chega a esta partida com duas derrotas somadas nos últimos três jogos da Bundesliga, apesar de um tranquilo 8º lugar. Já o Estugarda, desloca-se a Hanôver muito moralizado, depois da vitória na última jornada frente ao Borussia de Dortmund, equipa a quem não vencia há sete anos. Em caso de vitória, o Estugarda salta do 11º lugar para a primeira metade da tabela classificativa. Um jogo equilibrado.

Borussia de Dortmund x Schalke 04 (sábado, 25.11)

Bem-vindos ao "Derby de Ruhr"!

Derby de Ruhr: Os Adeptos

É uma das rivalidades mais intensas e apaixonantes do futebol alemão. Separados por apenas três pontos, o derby promete.

O Borussia de Dortmund chega a este derby em completa queda livre. A equipa onde atua o gabonês, Aubameyang, não vence há cinco jogos na Bundesliga, somando quatro derrotas e um empate. Se no campeonato a equipa de Peter Bosz está mal, na Liga dos Campeões também. A equipa de Dortmund está eliminada, com apenas dois pontos somados em cinco jogos e vai disputar a vaga para a Liga Europa com o Apoel, do Chipre.

No sentido inverso está o Schalke 04. Os homens de Gelsenkirchen estão de regresso aos seus melhores momentos. A equipa comandada por Domenico Tedesco não perde na Bundesliga há dois meses e venceu cinco dos últimos seis jogos para o campeonato. Bom momento do Schalke, que se reflete no 2º lugar da equipa na tabela classificativa.  

O Schalke não vence em Dortmund desde 2012. Peter Bosz tem cada vez mais o lugar em risco.

Quem sairá vencedor do "Derby de Ruhr"?

"Derby de Ruhr": Borussia Dortmund vs. Schalke 04

 

Frankfurt x Bayer de Leverkusen (sábado, 25.11)

O Frankfurt (7º), onde atua o ganês, Kevin-Prince Boateng, não perde há dois meses para a Bundesliga. O mesmo acontece com o Bayer de Leverkusen. 

As duas equipas não perdem há dois meses para a Bundesliga e estão próximas dos lugares que dão acesso às competições europeias. A 3ª melhor defesa para segurar o 3º melhor ataque da Bundesliga. Um bom jogo.

Augsburgo x Wolfsburgo (sábado, 25.11)

Duas equipas a atravessar caminhos distintos mas com o mesmo destino - fugir à despromoção.

O Augsburgo (10º) chega a esta jornada com apenas uma vitória em sete jogos. Muito pouco para a equipa onde atua o ganês, Daniel Opare (passou pelo F.C.Porto, Portugal), que fez um bom arranque de campeonato, com três vitórias em cinco jogos.

Do lado oposto, o Wolfsburgo (13º), o "rei dos empates", na Bundesliga. A equipa do defesa congolês, Marcel Tisserand, venceu na última jornada (frente ao Friburgo), depois de sete empates consecutivos no campeonato. Um jogo sem favoritos à vitória.

Leipzig x Werder de Bremen (sábado, 25.11)

O jogo entre os lados opostos da Bundesliga.

O Leipzig (3º) recebe um aflito Werder de Bremen, atualmente 16º classificado do campeonato alemão. Depois de 11 jogos sem vencer, a equipa de Bremen finalmente venceu o primeiro jogo na Bundesliga, na jornada anterior, e logo com uma goleada sobre o Hannover (4-0). O Werder Bremen vai encontrar uma realidade totalmente diferente na visita ao Leipzig. Os vice-campeões alemães chegam à 13ª jornada da Bundesliga motivados, depois da vitória para a Liga dos Campeões, em casa do Mónaco (4-1). Um triunfo que ainda dá esperança aos alemães de se qualificarem para os "oitavos" da Champions, cuja vaga vão lutar com o Futebol Clube do Porto (Portugal), apesar de dependerem do resultado que os portistas fizerem em casa, com o já eliminado Mónaco. Favoritismo para o Leipzig que está a apenas seis pontos do 1º lugar, que pertence ao Bayern de Munique.

Friburgo x Mainz (sábado, 25.11)

A pior defesa da Bundesliga recebe um Mainz tranquilo, no 12º lugar da Bundesliga.

O Friburgo vem de um registo muito negativo, de quatro derrotas nos últimos cinco jogos e o penúltimo no campeonato alemão. Para além de ser a equipa com mais golos sofridos na prova (24), o fraco número de golos marcados (7), mostra-nos que é o segundo pior ataque da Bundesliga. 

O Mainz não perde há três jogos e está a dois pontos da primeira metade da tabela classificativa. 

Borussia de Mönchengladbach x Bayern de Munique (sábado, 25.11 - em direto na DW África, a partir das 17h25 hora universal)

Deutschland Borussia Mönchengladbach v Bayern Muenchen - Bundesliga
Thomas Müller (à esq.) e Jannik Vestergaard (à dir.) disputam a bola.Foto: Reuters/T. Schmuelgen

A história coloca-nos perante um embate entre a segunda equipa com mais campeonatos ganhos (a par do Borussia de Dortmund) vs. o campeão dos campeões. Borussia de Mönchengladbach e Bayern de Munique medem forças este sábado, num jogo a contar para a 13ª jornada da Bundesliga. E como nunca é demais dizer, a DW leva até si o jogo mais importante de cada jornada do principal campeonato de futebol na Alemanha.

Mönchengladbach e Bayern de Munique já se defrontaram por 98 vezes na Bundesliga. Os números não enganam: 22 vitórias para o Borussia de Mönchengladbach e mais do dobro para o Bayern de Munique, 47 ao todo. No entanto, o fator casa é sempre relevante num jogo de futebol e o Mönchengladbach quererá certamente usar esse 12º jogador. Em 49 jogos em casa do Mönchengladbach, a equipa onde atua o avançado da Guiné-Conacri, Ibrahima Traoré (lesionado), venceu 19 jogos e perdeu 12.

A diferença é pouca mas pode favorecer o Mönchengladbach, que atravessa um bom momento na Bundesliga. A equipa do Borussia ocupa atualmente o 4º lugar e vem embalado de uma vitrória categórica em Berlim, frente ao Hertha, por 4-2, na jornada anterior.

Quem os viu e quem os vê

Deutschland Borussia Mönchengladbach v Bayern München
Jogadores do Bayern de MuniqueFoto: Reuters/T. Schmuelgen

Mas se a equipa de Mönchengladbach atravessa um bom momento, o que dizer da equipa do Bayern de Munique? Os pupilos de Jupp Heynckes vêm de cinco vitórias consecutivas na Bundesliga e o apuramento já garantido para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Sem colocar em causa o valor individual dos jogadores do Bayern, é notório e um dado adquirido, que o regresso de Jupp Heynckes ao pentacampeão alemão, veio colocar a locomotiva bávara de volta no caminho das vitórias, comboio este que andava descarrilado com Carlo Ancelotti, no início da temporada. O objetivo? Um inédito hexacampeonato. Liga dos Campeões? O último homem a vencer esta competição pelo Bayern de Munique, foi curiosamente Jupp Heynkes, em 2012/2013, frente aos compatriotas do Borussia de Dortmund, por 2-1, na altura, com Arjen Robben a conseguir o golo da vitória muito perto do final da partida. Ainda lhe deixamos uma outra curiosidade. Sabe qual foi o último jogo de Jupp Heynkes no comando do Bayern de Munique, antes de se retirar do futebol em 2013? Em casa do Borussia de Mönchengladbach, na altura com vitória para os homens de Munique, por 3-4.

Aconteça o que acontecer este sábado, o Bayern de Munique sairá de Mönchengladbach, sempre na líderança da Bundesliga.

Hamburgo x Hoffenheim (domingo, 26.11)

Apesar de somar apenas uma derrota em cinco jogos e ocupar o último dos seis lugares, que dão acesso às competições europeias, o Hoffenheim chega a este "duelo H", eliminado da Liga Europa, aos pés do Sporting Clube de Braga. A equipa portuguesa bateu os alemães por 3-1 e deixou o Hoffenheim arredado da luta por uma vaga nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

O Hamburgo entra para a jornada 13 da Bundesliga, num perigoso 15º lugar, apenas dois pontos acima da linha d´água. A equipa liderada por Markus Gisdol, entrou no campeonato com duas vitórias consecutivas. No entanto, o fulgor desvaneceu de forma rápida e inequívoca. O que se seguiu? Oito derrotas em dez jogos. O histórico recente do confronto entre as duas equipas na Bundesliga, favorece um empate neste jogo.

Colónia x Hertha de Berlim (domingo, 26.11)

O "Titanic Alemão". Esta podia ser a melhor definição do ano civil de 2017 do Colónia. 

Fechar a temporada 2016/2017 em 5º lugar e regressar às competições europeias vinte anos depois. Começar a temporada 2017/2018 e em doze jogos, dez derrotas, dois empates e nenhuma vitória. Um registo sem precedentes no clube alemão. Mas ontem (23.11), um sinal de esperança. O Colónia bateu o pé ao poderoso Arsenal, de Inglaterra, vencendo o jogo por 1-0 e continuar o sonho da qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Quanto ao sonho europeu para os lados de Berlim, esse acabou ontem (23.11), com uma derrota do Hertha em casa do Atlético de Bilbao, de Espanha. 

Ambos chegam à 13ª jornada da Bundesliga sem ter pontuado na última jornada. A história escrita pelos dois emblemas no campeonato alemão, leva-nos a acreditar que o Colónia não irá perder este jogo.