1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaTanzânia

Tanzânia: Detido suspeito de divulgar informações sobre PR

AP | tms
15 de março de 2021

De acordo com a polícia tanzaniana, o homem detido é acusado de espalhar "falsas declarações" sobre o estado de saúde do Presidente. John Magufuli, no entanto, não é visto em público há duas semanas.

https://p.dw.com/p/3qer2
Foto: Ericky Boniphace/AFP

Pelo menos um homem foi detido em Dar es Salaam por alegadamente divulgar notícias falsas sobre o estado de saúde do Presidente, dizendo que John Magufuli estaria gravemente doente, avançou o Comissário da Polícia Regional de Kinondoni Ramadhani Kingai.

"Há muito mais pessoas que têm vindo a espalhar falsas declarações . Vamos prendê-los a todos", disse Kingai numa conferência de imprensa no último sábado (13.03).

Na semana passada, o primeiro-ministro Hassan Majaliwa negou que Magufuli esteja doente ou a recuperar-se da Covid-19. O primeiro-ministro disse sexta-feira que Magufuli, que não é visto em público há 15 dias, lhe tinha pedido que transmitisse as suas saudações aos residentes na cidade de Njombe, no sul do país.

Tanzânia: Jovem cria app para ajudar estudantes

"O Presidente tem muito que fazer", disse o PM, acrescentando que o chefe de Estado tinha delegado algumas funções aos seus ajudantes.

"Crime cibernético"

Entretanto, o ministro dos Assuntos Constitucionais disse que os tanzanianos que estão a espalhar nas redes sociais que o Presidente está incapacitado estão a violar a lei da cibercriminalidade do país. Grupos de direitos humanos dizem que a lei de crimes cibernéticos é uma das várias que o Governo de Magufuli utiliza para suprimir a liberdade de expressão.

Mwigulu Nchemba, ministro dos Assuntos Constitucionais, postou nas suas redes sociais: "Um chefe de Estado não é um chefe de um clube de jogging que deveria estar sempre por perto a fazer selfies".

Tansania Wahlplakate von John Magufuli
Foto: Daniel Hayduk/AFP/Getty Images

"Aqueles que violam a lei, pensem no que diz o Código Penal sobre o crime cibernético. O Governo está a controlar'', acrescentou.

Magufuli foi visto pela última vez em público no dia 27 de fevereiro na cerimónia de juramento do seu chefe de gabinete. O evento realizou-se nos escritórios do Governo em Dar es Salaam.

O líder da oposição exilado Tundu Lissu, que perdeu as eleições presidenciais de outubro para Magufuli, afirmou numa série de postagens no Twitter na semana passada que o Presidente tinha sido transportado para a Índia em estado crítico após ter sido levado para o vizinho Quénia para tratamento da Covid-19. No entanto, a informação não foi confirmada oficialmente.