Sagrada Esperança da Lunda Norte é o campeão do Girabola | NOTÍCIAS | DW | 01.08.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

Sagrada Esperança da Lunda Norte é o campeão do Girabola

O título foi conquistado depois e dezesseis anos, ao derrotar o Petro de Luanda por uma bola a zero, no Estádio 11 de Novembro, na capital angolana. Para o treinador derrotado, o"Petro de Luanda pagou pelos erros".

Angola Fußball Sagrada Esperança Meister

Jogadores após a vitória neste sábado (31.07).

Com o triunfo no campeonato angolano de futebol - o Girabola - a equipa Sagrada Esperança da Lunda Norte arrecadou o prémio de 24 milhões de kwanzas (cerca de 31 mil euros). O golo foi marcado por Luís Tati na primeira parte do jogo.

O jogador Gaspar atribui a conquista aos adeptos. "Estamos felizes. Lutamos até ao fim e não foi fácil. Tivemos tantas dificuldades e tantas viagens", disse.

"Só tenho que agradecer a Deus e a essa família grande que está aqui, e este povo que abandonou a sua zona de conforto para vir aqui nos dar a força que precisávamos", desabafou após o jogo.

Angola Fußball Sagrada Esperança Meister

Jogadores da equipa Sagrada Esperança da Lunda Norte.

Campeão como treinador

Roque Sapiri foi campeão com a equipa Lunda como jogador em 2005. Agora, é campeão pelo clube como treinador.

"Teria sido demitido como treinador do Sagrada Esperança porque os resultados não eram bons. Mas sempre disse que é preciso ter calma e é preciso construir uma equipa", disse. "Fomos persistentes, os jogadores acreditaram naquilo que passamos para eles".

"Hoje é o dia das mulheres. Parabenizo a minha mulher, a minha família pelo apoio que tem dado. Aos meus assessores e as pessoas que sempre me apoiaram".

A equipa vencedora terminou o campeonato com 70 pontos, enquanto o Petro de Luanda ficou em segundo lugar, com 67 pontos.

O Petro de Luanda, o clube com mais títulos no futebol angolano, não ganha o campeonato há onze anos e conseguiu o segundo lugar no Girabola pela quinta vez consecutiva.

Angola Fußball Sagrada Esperança Meister

Torcedores que acompanharam partida neste sábado (31.07).

"Pagou pelos erros"

Bundunha, treinador do Petro de Luanda, diz que o clube pagou pelos erros. "Não se mudou nenhuma filosofia. A ideia manteve-se, infelizmente, não ganhamos. Cometemos erros e pagamos pelos erros cometidos. A equipa do Sagrada Esperança ganhou o jogo, ganhou o campeonato e está de parabéns".

O Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, entregou a taça ao novo campeão do Girabola.

O político é também membro de direção desta equipa e disse que vai trabalhar para que o clube ganhe mais patrocínio para ter uma boa performance na Liga dos Campeões africanos.

"É um dia especial para mim. Primeiro, porque é o meu aniversário. Segundo, porque agora o Sagrada Esperança torna-se campeão nacional, e tudo decorre no mandato em que sou governador da Lunda Norte e presidente da Mesa da Assembleia"

"As responsabilidades aumentam, vamos representar o país na Liga dos Campeões africanos e tudo faremos junto ao patrocinador, a Endiama, para garantir apoio para que a equipa representante condignamente o nosso país", disse Muangala 

Leia mais