1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente de Moçambique anuncia boas novas no dia da paz

4 de outubro de 2018

No dia em que se celebram 26 anos de paz em Moçambique, o Presidente Filipe Nyusi anunciou para o próximo sábado (06.10) o início da desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da RENAMO.

https://p.dw.com/p/35zd5
Homens armados da RENAMO, o maior partido da oposição em MoçambiqueFoto: Jinty Jackson/AFP/Getty Images

Começa este sábado (06.10) o processo efetivo de desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). O anúncio foi feito pelo Presidente da República; Filipe Nyusi, na esteira das celebrações dos 26 anos de paz e reconciliação nacional: "Tenho o prazer de anunciar que, como está previsto no memorando de entendimento, com a Renamo, iremos lançar no próximo sábado, dia seis de outubro o início efectivo do processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração."

O processo de desmilitarização segue-se a um memorando de entendimento entre o Governo e o maior partido da oposição. O chefe de Estado garantiu que já estão criadas todas as condições para o arranque deste processo. Filipe Nyusi disse que, até este sábado (06.10), estarão em Moçambique peritos de vários países, incluindo Alemanha, para presenciar este ato.

Presidente de Moçambique anuncia boas novas no dia da paz

"Queremos congratular os oficiais internacionais dos quais alguns dos seus embaixadores encontram-se aqui. Mas também queremos estender os nossos agradecimentos a todos os que trabalham neste processo", disse Nyusi.

No âmbito deste anúncio do desarmamento da RENAMO, o Presidente pediu a união de todos os moçambicanos e parceiros de cooperação para a preservação da paz: "A unirem-se a nós e de forma enérgica trabalhar para a erradicação de tudo o que atente contra a paz no nosso seio. Esta paz, cuja semente foi lançada há 26 anos, hoje pretendemos concretizar porque unidos somos mais fortes."

RENAMO comprometida com a paz

O maior partido da oposição moçambicana não confirma nem desmente a notícia. Em entrevista à DW África, André Madjibiri, mandatário da RENAMO, apenas prometeu: "Nós vamos nos pronunciar oportunamente, dê-me um tempo. O Presidente disse que há-de haver início de reintegração? Sim, sim e do desarmamento dos homens da RENAMO com a vinda de peritos."

Mosambik: Ossufo Momade, Chef der größten Oppositionspartei RENAMO
Ossufo Momade, líder interino da RENAMOFoto: Getty Images/A. Barbier

Mas o coordenador interino da RENAMO, Ossufo Momade, reiterou que o partido está comprometido com a paz. Entretanto, Momade ameaçou usar os homens armados para intervirem nesta campanha eleitoral para responderem às alegadas agressões aos seus membros levadas a cabo pela FRELIMO, o partido no poder: "Perante estas barbaridades, os nossos membros e simpatizantes, pedem ao partido que ordene os "rangers" para intervirem em sua defesa já que a polícia não faz nada."

Desmantelamento de acampamentos em Cabo Delgado

No dia da paz em Moçambique, a polícia também anunciou o desmantelamento de acampamentos de indivíduos que semeiam terror  na província nortenha de Cabo Delgado.

Segundo Bernardino Rafael, comandante geral da polícia, já foram detidos 280 indivíduos, mil casas foram queimadas e 90 pessoas morreram. "As forças de defesa e segurança já desativaram acampamentos de Naneia, Chitolo, Chingalola. Este último era tido como o maior e onde os malfeitores se subdividiram em pequenos grupos e são esses pequenos grupos que estão a criar alterações na ordem e segurança pública nos pontos referenciais", detalha Rafael.

Moçambique celebra os 26 anos de paz que foram assinados em Roma, capital da Itália, entre o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, e o falecido líder da RENAMO, Afonso Dlhakama.