1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Morreu o rapper Azagaia

DW (Deutsche Welle)
9 de março de 2023

O cantor morreu aos 38 anos de idade em circunstâncias ainda por esclarecer. Azagaia é considerado um dos artistas de hip-hop mais influentes de Moçambique.

https://p.dw.com/p/4OTKs
Foto: Divulgação Azagaia

Edson da Luz, mais conhecido por Azagaia, faleceu esta quinta-feira (09.03). A notícia foi avançada pela imprensa moçambicana, que dá conta que não são ainda conhecidas as causas da morte deste que é considerado um dos artistas de hip-hop mais influentes de Moçambique.

Segundo o Canal Moz, "o músico morreu em casa em circunstâncias ainda por esclarecer". Em alguma imprensa e nas redes sociais adiantava-se que Azagaia teria sofrido um acidente doméstico. À DW, fontes próximas da família não confirmaram essa informação.

Azagaia nasceu a 6 de maio de 1984 em Namaacha, Moçambique. Era conhecido pela sua música de intervenção social. O público aplaudia-o pela "coragem" de cantar temas denunciando "as verdades", apesar da "perseguição" de que era alvo por parte do poder político.

Numa entrevista à DW, em 2013, o músico garantiu que não tinha medo: "Eu acho que os cidadãos não se devem acobardar. Num Estado de direito, não acredito que haja espaço para o medo", afirmou.

Em declarações à agência Lusa, a ministra da Cultura moçambicana, Eldevina Materula, disse ter ficado "extremamente chocada" com a notícia da morte de Azagaia.

"Sem dúvida que a música e a cultura moçambicana estão de luto. O mundo perdeu um 'rapper' único", afirmou Materula.

Notícia atualizada às 21:21 (CET) de 9 de março de 2023.

Azagaia: Chega de "só dever" - o povo no poder