1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Pelo menos 40 mortos em naufrágio

Lusa
3 de novembro de 2020

O acidente ocorreu no domingo, tendo sido confirmado à agência de notícias Lusa esta terça-feira (03.11) pelo autarca de Pemba. Não se sabe ainda se entre os passageiros estavam deslocados de Cabo Delgado.

https://p.dw.com/p/3kpFi
Foto ilustrativaFoto: DW/Johannes Beck

Pelo menos 40 pessoas morreram no domingo (01.11), na sequência do naufrágio de uma embarcação à vela entre as ilhas do Ibo e Matemo, no norte de Moçambique.

A informação foi avançada à Lusa pelo presidente do Conselho Autárquico de Pemba, Florete Simba Motarua, que explicou que a embarcação, que saía de Palma com destino a Pemba, e que levava 72 pessoas, naufragou devido ao mau tempo e ao excesso de carga. 

"No local, perderam a vida 40 pessoas e 32 pessoas salvaram-se. Normalmente aqueles barcos levam 30 passageiros", declarou Florete Simba Motarua.

Outras fontes locais disseram à agência Lusa que um número desconhecido de corpos foi encontrado nas margens da ilha do Ibo, o mesmo local onde alguns sobreviventes procuraram refúgio depois do naufrágio.

Segundo o presidente do Conselho Autárquico de Pemba, a análise preliminar não esclarece se entre os passageiros estavam deslocados devido a violência armada no norte da província de Cabo Delgado.

A capital de Cabo Delgado está desde meados de outubro a receber uma vaga de deslocados, que viajam em barcos precários à Pemba, devido a novos ataques em distritos mais a norte daquela província do norte de Moçambique.