1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ruanda divulga balanço de operações em Moçambique

Reuters
29 de julho de 2021

Segundo porta-voz militar em Kigali, citado pela agência Reuters, 14 insurgentes foram mortos em combates ocorridos entre 24 e 28 de julho. O Ruanda enviou uma missão com mil militares para Cabo Delgado.

https://p.dw.com/p/3yFon
Symbolbild I Militär Ruanda
Foto: Simon Wohlfahrt/AFP

Militares ruandeses divulgaram esta quinta-feira (29.07), em Kigali, que o destacamento enviado à província de Cabo Delgado, em Moçambique, realizou operações que resultaram na "morte de 14 insurgentes em combates" de sábado a quarta-feira (28.07).

Segundo o porta-voz do exército do Ruanda, Ronald Rwivanga, um soldado ruandês "sofreu ferimentos leves". Rwivanga disse à agência de notícias Reuters que os combates tiveram lugar nas áreas de Mbau e Awase, em Cabo Delgado.

"Montámos uma emboscada entre Mbau e Awase onde matámos dois insurrectos. E o resto dos combates teve lugar em Awase. Até agora, matámos 14 insurgentes no total", disse Rwivanga.

O Ruanda enviou um destacamento com mil homens a Moçambique para reforçar as forças internacionais que auxiliam o Exército local a combater a escalada terrorista ligada ao "Estado Islâmico".

Quase 800 mil pessoas foram deslocadas em Cabo Delgado e os combates fizeram parar um projeto de gás natural no valor de 20 mil milhões de dólares, liderado pelo gigante petrolífero Total.

A vida dos deslocados no centro de reassentamento de Nampula

Saltar a secção Mais sobre este tema