Ibraimo Alberto, um exemplo de integração na Alemanha | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 20.02.2009

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Ibraimo Alberto, um exemplo de integração na Alemanha

O moçambicano não se deixa intimidar com atitudes racistas de que é alvo na Alemanha. No país de acolhimento segue a sua vida, mas sente que não é considerado alemão apesar de os seus documentos assim o dizerem.

Na RDA Ibraimo Alberto ganhou, por duas vezes, o campeonato estudantil e foi pugilista da primeira divisão.

Na RDA Ibraimo Alberto ganhou, por duas vezes, o campeonato estudantil e foi pugilista da primeira divisão.

Ibraimo Alberto é uma verdadeira celebridade na pequena cidade alemã de Schwedt, na Uckermark, perto da fronteira com a Polónia. O que não se deve apenas ao seu empenho pela integração dos imigrantes e à sua função de deputado do Partido Social Democrata no parlamento municipal, mas também à sua carreira de pugilista. Em 1981, Alberto foi um de muitos trabalhadores moçambicanos que foram trabalhar para a extinta República Democrática Alemã no âmbito de um acordo governamental bilateral. O maior sonho do moçambicano é visitar a velha mãe em Moçambique. A viagem é muito cara. Mas Ibraimo está decidido a consegui-lo. Afinal de contas, ele aprendeu a lutar pelos seus sonhos.

Áudios e vídeos relacionados