1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Mosambik | Soldaten in der Cabo Delgado Provinz
Forças conjuntas após recuperarem Mocímboa da PraiaFoto: Marc Hoogsteyns/AP/picture alliance

Força conjunta liberta 100 reféns de insurgentes, diz rádio

mp
23 de agosto de 2021

Tropas moçambicanas e ruandesas expulsam insurgentes na região do posto administrativo de Mbau. Segundo rádio estatal, reféns teriam sido resgatados das matas após intenso confronto que resultou na fuga do grupo armado.

https://p.dw.com/p/3zN7Z

A rádio estatal de Moçambique divulgou o resgate de 100 reféns que estavam sob o controlo de terroristas na região do posto administrativo de Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia. 

O grupo de reféms foi localizado após o ataque e a ocupação de uma "base terrorista na região”, segundo a emissora estatal. A maioria das pessoas resgatada é composta por idosos e crianças. Uma fonte militar teria confirmado à Rádio Moçambique que faltam mantimentos para o grupo.  

No sábado, o jornal ruandês The New Times divulgou que forças ruandesas e moçambicanas tomaram ainda na sexta-feira (20.08) uma base dos insurgentes após uma feroz batalha na mata à volta de Mbau.  

Segundo a reportagem, este novo confronto segue a reconquista de Mocímboa da Praia a 8 de agosto. Após fugirem da vila sede, os terroristas deslocaram-se mais para sul, para as densas florestas de Mbau. Durante esta nova fuga no sábado, bloquearam as estradas com troncos de árvore para atrasar o avanço das forças conjuntas.

Mulheres soldado ruandesas em Moçambique

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Conteúdo relacionado