1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ex-Presidente egípcio Mubarak é libertado

Reuters | DPA | EFE | Lusa | gcs
24 de março de 2017

O antigo chefe de Estado do Egito, afastado do cargo devido aos protestos da "Primavera Árabe", foi libertado esta sexta-feira depois de estar detido durante seis anos. A informação foi avançada pelo advogado de Mubarak.

https://p.dw.com/p/2Zt9P
Hosni Mubarak acena a apoiantes no hospital militar de Maadi, em 2016Foto: picture-alliance/AP Photo/A. nabil

O ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak, de 88 anos de idade, foi libertado esta sexta-feira de manhã (24.04.). Mubarak saiu do hospital militar de Maadi, no Cairo, em direção à sua casa no bairro de Heliópolis.

"Tomou pequeno-almoço com a família e alguns amigos", disse à imprensa Farid al-Deeb, advogado do antigo chefe de Estado.

Hosni Mubarak foi o primeiro líder a ser julgado depois da chamada "Primavera Árabe", em 2011. Mubarak foi acusado de cumplicidade na morte de manifestantes durante os 18 dias de protestos e, no ano seguinte, condenado a prisão perpétua. Mas foi absolvido da pena no início de março por um tribunal de recurso.

O antigo chefe de Estado passou a maior parte do tempo de detencao no hospital miiltar.

Em janeiro de 2016, o tribunal de segunda instância confirmou uma sentença de três anos de prisão para Mubarak e para os dois filhos por crimes de corrupção, mas a sentença teve em conta o tempo já cumprido e os filhos foram libertados.