1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: Polícia impede marcha do PAI - Terra Ranka

Iancuba Dansó (Bissau)
8 de janeiro de 2024

A polícia guineense impediu a realização de uma manifestação da coligação Plataforma da Aliança Inclusiva - Terra Ranka, que contesta a dissolução do Parlamento. Deputada denuncia "situação de inconstitucionalidade".

https://p.dw.com/p/4b04A
Polícia da Guiné-Bissau (foto de arquivo)
Foto de arquivoFoto: Iancuba Danso/DW

A manifestação deveria ter começado às 07h00 desta segunda-feira (08.01), mas as forças de segurança guineenses ocuparam zonas estratégias da capital, Bissau, e dispersaram cidadãos que pretendiam participar na marcha.

Em seguida, os manifestantes dirigiram-se ao escritório das Nações Unidas, para denunciar o seu descontentamento sobre o atual momento do país. No entanto, a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) usou gás lacrimogéneo para os dispersar novamente.

"As Nações Unidas estão no país e têm de acompanhar a situação de inconstitucionalidade na Guiné-Bissau", afirmou Dan Ialá, deputada da coligação Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI) - Terra Ranka, que acompanhou os manifestantes.

"Violação dos direitos fundamentais"

A DW África contactou a direção do PAI - Terra Ranka, mas a coligação promete analisar a situação na terça-feira (09.01) e só depois se pronunciará sobre o sucedido.

O Ministério do Interior também está em silêncio sobre o tema. 

Gueri Gomes, coordenador da Casa dos Direitos, um consórcio de organizações da sociedade civil, lamenta mais um caso de uso da força por parte da polícia. "Porque se trata de impedimento de um direito fundamental, que é a liberdade de manifestação", explica.

"A intervenção do Estado deveria ser de apoiar e garantir que cada cidadão exerça esse direito. Mas infelizmente este tem sido o comportamento do Estado da Guiné-Bissau, de violar grosseiramente os direitos fundamentais".

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló
Presidente guineense, Umaro Sissoco EmbalóFoto: Alui Embalo/AFPTV/AFP/Getty Images

Gueri Gomes considera que a democracia está em perigo no país. "Sem liberdade de manifestação, não se pode falar em democracia, em liberdade de expressão ou no respeito dos direitos humanos", diz.

Solução política?

No início de dezembro passado, depois de confrontos entre a Guarda Nacional (GN) e o batalhão da Presidência da República, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, decidiu dissolver a Assembleia Nacional Popular e deu posse a um Governo da sua iniciativa.

O analista político Vladimir Banjaqui ainda acredita numa solução política para a crise, desde que haja um compromisso "ao mais alto nível, entre os atores políticos, em função dos últimos resultados eleitorais", que deram a vitória ao PAI - Terra Ranka, nas legislativas de junho.

Sem esse compromisso, "é uma utopia pensar numa solução política que afaste [da governação] a coligação que venceu as últimas eleições com maioria absoluta", acrescenta Vladimir Banjaqui.

Liga Guineense defende consolidação da democracia no país