1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresRepública Democrática do Congo

Vulcão Nyiragongo entra em erupção no leste da RDC

tm | com agências
23 de maio de 2021

Governo da República Democrática do Congo (RDC) ordenou a evacuação da cidade de Goma, no leste do país. Milhares fugiram para o Ruanda. Cerca de 500 casas na periferia de Goma foram destruídas, disseram autoridades.

https://p.dw.com/p/3tpSV
Afrika Kongo Vulkanausbruch
O vulcão Nyiragongo em erupção na noite de ontem (22.05).Foto: MONUSCO/via REUTERS

O vulcão Nyiragongo localizado próximo à cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC), entrou em erupção na noite deste sábado (22.05), anunciaram as autoridades locais, levando o Governo a ordenar a evacuação dessa cidade após a erupção.

Pelo menos 15 pessoas morreram em meio ao caos, que destruiu mais de 500 casas na periferia da cidade de Goma, segundo avançaram autoridades neste domingo (23.05). 

Porém, testemunhas disseram que a cidade de Goma, com dois milhões de habitantes, tinha sido na sua maioria poupada pela erupção noturna do vulcão. "A lava parou em direção a Buhene, na periferia de Goma, (...) a cidade foi poupada", declarou uma fonte oficial do Governo.

Fogo e vapores fortes, entretanto, emanaram da frente de lava solidificada, enegrecida e instável. Habitações foram engolidas pela lava, semelhante a uma enorme pastilha elástica, devastando tudo à sua passagem. Pilhas de ferro dobradas pelo calor da fornalha eram visíveis por entre a rocha fundida em vários locais.

DR Kongo Ausbrauch Nyamulagira Vulkan
O Governo RDC ordenou a evacuação da cidade de Goma após a erupção do vulcão Nyiragongo. Foto: Guerchom Ndebo/AFP

Aeroporto de Goma

A lava parou de avançar a algumas centenas de metros do aeroporto de Goma, onde os aviões foram retirados durante a noite e todos os voos do dia foram cancelados, segundo uma fonte aeroportuária. Uma dezena de pequenos sismos foi sentida desde o amanhecer.  

"As autoridades locais que acompanharam a evolução da erupção do vulcão durante toda a noite assinalaram que a corrente de lava perdeu intensidade, com algumas réplicas sísmicas", disse na rede social Twitter o ministro da Comunicação e porta-voz do governo, Patrick Muyaya. 

O Presidente do país, Felix Tshisekedi, disse que "interromperia a sua estadia na Europa para regressar a casa este domingo (23.05) e supervisionar a coordenação da ajuda".

O vulcão Nyiragongo, cujas majestosas encostas escuras dominam a paisagem de Goma e do lago Kivu, apanhou a todos de surpresa ao entrar em erupção, incluindo as autoridades, forçadas a ordenar pouco depois a evacuação da cidade.  

A súbita atividade vulcânica provocou o pânico na população, conhecedora da fúria do vulcão. 

DR Kongo Ausbrauch Nyamulagira Vulkan
O vulcão Nyiragongo em erupção.Foto: Justin Kabumba/AP Photo/picture alliance

 "Céu vermelho"

"O céu ficou vermelho", contou uma habitante, temendo "as chamas gigantes saídas da montanha", enquanto os odores de enxofre se espalhavam pela cidade.  

Milhares de pessoas dirigiram-se ao posto fronteiriço com o Ruanda, próximo de Goma, e para o sudoeste da cidade, em direção à região de Masisi. 

No Ruanda, o acolhimento de milhares de pessoas decorreu com calma, organizado pelas autoridades. A emissora nacional do Ruanda relatou que uma mulher congolesa tinha dado à luz a caminho daquele país

"Atualmente os cidadãos da RDC que encontraram refúgio no Ruanda depois da erupção do Nyiragongo continuam a regressar ao seu país", afirmou hoje de manhã no Twitter a Rwanda Broadcasting Agency (RBA), que difunde a televisão pública. 

A anterior grande erupção do Nyiragongo remonta a 17 de janeiro de 2002. Causou a morte a mais de 100 pessoas, cobrindo de lava quase toda a parte este de Goma, incluindo metade da pista do aeroporto. 

Ataques terroristas espalham medo no leste da RDC