1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Uganda explora conflito na RDC

3 de janeiro de 2013

Um relatório recente do Conselho de Segurança das Nações Unidas acusa o Uganda de estar envolvido nos conflitos na República Democrática do Congo.

https://p.dw.com/p/17D1U
Foto: dapd

A Alemanha congelou a sua assistência para o governo ugandês a partir do início deste ano. O ministro alemão para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento, Dirk Niebel, diz que a decisão é consequência do relatório das Nações Unidas.

O Governo ugandês rejeita as acusações de envolvimento nos conflitos armados do país vizinho. O representante da presidência ugandesa no distrito fronteiriço de Arua, Ibrahim Abiriga, afirma que os especialistas "inventaram histórias" no relatório das Nações Unidas. As acusações contradizem a vontade do Presidente de trazer paz e desenvolvimento para o país, sublinha Abiriga.

Presidente do Uganda, Yoweri Museveni
Presidente do Uganda, Yoweri MuseveniFoto: dapd

Mas a situação é mais instável do que nunca. Em abril de 2012, os rebeldes do M23 lançaram uma ofensiva na Província de Kivu Norte, na República Democrática do Congo. Eles acusam o Governo central congolês de não respeitar o acordo de paz de 2009. Para o Uganda, o resultado deste conflito tem importância estratégica, económica e política.

Velhos aliados

O Presidente ugandês Yoweri Museveni conquistou o poder há décadas com a ajuda de refugiados tutsi do Ruanda, que aderiram aos grupos rebeldes no Uganda responsáveis pela queda do ditador Idi Amin.

Algumas destas tropas intervieram mais tarde na guerra civil do Ruanda que pôs termo ao genocídio dos tutsi pelos hutu. Também o atual governo ruandês resultou desta ação.

Refugiados ruandeses em 1994 na atual RDC
Refugiados ruandeses em 1994 na atual RDCFoto: picture-alliance/dpa

Agora, os dois países apoiam os seus velhos aliados no Congo.

Noah Achikule começou por combater no exército de Idi Amin, mudando depois para o lado dos rebeldes, que tinham a sua base no Congo. Hoje, Achikule é observador internacional para as eleições e consultor do governo em questões de segurança:

"Um governo tutsi no Congo seria uma grande vantagem para o Uganda e o Ruanda", disse. "Significaria, por exemplo, a abertura de oportunidades na exploração das matérias-primas na região. Seria igualmente um terreno para retirada caso houvesse problemas no Uganda ou no Ruanda."

Interesses económicos

Desde o final dos anos 90 que o Uganda rouba matérias-primas ao Congo. Já em 2005, o Tribunal Penal Internacional condenou Kampala a pagar indemnizações a Kinshasa. O relatório do grupo de especialistas das Nações Unidas contém provas irrefutáveis do enriquecimento de políticos e militares ugandeses no Congo.

Para esse fim, o exército ugandês colabora com diversos grupos rebeldes, entre os quais o M23. Estes ajudam a transportar para fora do país recursos como o ouro ou valiosas madeiras tropicais.

Uganda também beneficia do ouro congolês
Uganda também beneficia do ouro congolêsFoto: Getty Images

Luta pela sobrevivência política

Acresce que o Presidente Museveni, há 25 anos no poder, luta atualmente pela sua sobrevivência política. A oposição e os doadores internacionais exigem a democratização do regime.

De acordo com o jornalista ugandês, Moses Odokonyero, o Presidente do Uganda tem muitos interesses.

"Tem interesses na Somália, no Congo e no Ruanda. Também está envolvido com o Sudão do Sul e já o esteve na República Centro-Africana. Trata-se de alguém que gosta de exercer influência na região", referiu.

Para o jornalista, a intenção de Museveni é clara: são trunfos que o Presidente tem na manga para quando tiver que negociar com o Ocidente.

Autora: Isabella Bauer / Cristina Krippahl
Edição: Guilherme Correia da Silva / António Rocha

Uganda explora conflito na RDC

Saltar a secção Mais sobre este tema