Tete: Especialistas alertam para risco de explosões devido a fogo subterrâneo | Moçambique | DW | 03.11.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Tete: Especialistas alertam para risco de explosões devido a fogo subterrâneo

Focos de carvão mineral em zonas residenciais preocupam a população com o aparecimento de um fogo subterrâneo na cidade de Moatize, em Tete, Moçambique. Pelo menos duas casas já foram destruidas pelas chamas.

Especialistas na província moçambicana de Tete alertam para possíveis ocorrências de explosões em áreas residenciais no distrito de Moatize. O fenómeno estará a ser causado pela abundância do carvão mineral na região e representa um perigo à população.

O alerta surgiu em outubro, após residentes da cidade mineira de Moatize terem sido surpreendidos pelo aparecimento de fogo subterrâneo em casas do bairro Liberdade.

O fenómeno gerou fissuras e debilitou algumas habitações, levando à destruição de algumas residências. Alguns moradores relatam preocupação, outros já ficaram mesmo sem ter onde morar.

O fogo por de baixo da terra também libertou um fumo que chegou a causar o desmaio de um casal de idosos, moradores de uma das residências que acabou por ser demolida.

Perigo para moradores

Até o momento, duas casas foram totalmente destruidas por terem sido afetadas severamente pelas chamas.

Mosambik Tete | Feuer unter der Erde zerstört Häuser

O fenómeno tem gerado fissuras e debilitado algumas habitações

"De repente vimos fumo a sair da fundação das casas. O fumo já vinha entrando nas nossas residências e quando nos apercebemos já era tarde. O fogo já havia invadido a casa toda, tivemos que demolir algumas casas, se não mesmo todas. Tenho onze filhos e não tenho onde viver", lamenta um morador.

O geólogo Astorga Chatocota diz que a situação oferece perigo aos moradores porque toda a cidade de Moatize pode estar em cima de uma jazida de carvão. As altas temperaturas da região aumentam o risco de combustão.

"Sem nenhuma sombra de dúvidas, se houve este fenómeno hoje, um dia pode existir ou voltar a ocorrer, por mais vezes, fenómenos similares de ocorrências de combustão e em algumas vezes pode ser localmente uma combustão que crie explosões e afete a vida das pessoas", explica.

Vasta área afetada

O especialista lembra a necessidade de a população residir distante das zonas de exploração mineral.

Mosambik Tete | Feuer unter der Erde zerstört Häuser

O carvão está espalhado por uma vasta área em Moatize

"Urge as pessoas saírem, deslocarem-se das zonas de risco, não podem residir muito próximo das áreas mineiras porque correm perigo".

O diretor provincial dos serviços de infraestruturas, Grácio Cune, ressalta que o carvão está espalhado por uma vasta área em Moatize. Cune explicou que, como o mineral teve contacto com o oxigénio, começou a queimar por baixo da terra.

"Só se notou quando, por baixo, começaram a criar-se vazios como consequências da queima desse carvão e algumas infraestruturas ficaram danificadas. Neste momento uma residência ficou seriamente afetada, ficou totalmente destruída, foram removidas as chapas de cobertura e acredito que vai ser demolida para continuar o processo de acumulação de uma espessura de solos e vai permitir que o oxigénio não vá às camadas inferiores para alimentar a combustão do carvão lá em baixo".

O governo projeta um estudo com especialistas ligados à área para a identificação das zonas de risco por forma a evitar que situações idênticas se repitam.

Assistir ao vídeo 02:09

Tete: Jovem transforma lixo em objectos de decoração

Leia mais