1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Persistem erros no recenseamento eleitoral em Moçambique

Bernardo Jequete (Manica)
20 de fevereiro de 2023

Fase piloto do recenseamento eleitoral em Moçambique termina esta segunda-feira (20.02). À DW, autoridades eleitorais dizem que prevalecem algumas irregularidades com softwares dos computadores.

https://p.dw.com/p/4NjtR
Mosambik Volkszählung in der Provinz Manica
Foto: Bernardo Jequete/DW

A decorrer desde o início do mês, a fase piloto do recenseamento eleitoral em Moçambique termina esta segunda-feira. Esta etapa de teste, que tinha em vista avaliar os equipamentos que serão usados no processo, decorreu em três províncias do país - Maputo, Nampula e Manica.

Questionado pela DW sobre o balanço da fase piloto, o vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições, Fernando Mazanga, admite que há falhas por colmatar,uma vez que ainda prevalecem irregularidades com os softwares dos computadores.

Mazanga, que chefiou a visita de monitoria da CNE a Manica, diz, no entanto, que o que viu "é promissor".

"Ficámos com uma ideia geral daquilo que está a acontecer aqui em Manica. Na verdade é bastante promissor. Precisamos de aprimorar alguns aspetos, corrigir alguns erros, que estavam a ser detetados. Estamos a encontrar o antídoto para podermos corrigir satisfatoriamente esses erros", disse.

Persistem erros no recenseamento eleitoral em Moçambique

Recenseamento arranca daqui a um mês

O início do recenseamento eleitoral está marcado para o dia 20 de abril.

O vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições garante que os órgãos eleitorais poderão reunir-se em breve com a empresa fornecedora dos equipamentos para regularizar as falhas ora reportadas pelos técnicos no terreno.

Mazanga reconhece que os erros reportados poderão afetar o processo de recenseamento autárquico, embora o órgão que dirige esteja à procura de alternativas junto da empresa.

"É verdade que não seremos capazes de chegar à perfeição, porque a perfeição só em sociedades meritocráticas e nós estamos aqui na sociedade humana, onde é possível que o erro humano continue. Mas pretendemos com este recenseamento mitigar os efeitos nefastos de que pode enfermar o nosso recenseamento e o nosso processo eleitoral".

Na província de Manica, a fase piloto do recenseamento eleitoral decorreu nos distritos de Macate, Mossurize e Vanduzi.

Foram constituídas seis brigadas - duas por distrito - para alcançar potenciais eleitores que residam longe das sedes e postos administrativos. 

Moçambique: A Tabela Salarial Única e as suas "iniquidades"