1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

O que é a DW África?

A DW é a emissora internacional da Alemanha. Os programas de rádio e a oferta online da DW África dirigem-se aos países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

https://p.dw.com/p/87sP
Estúdio de emissão SK2 da DW em Bona, AlemanhaFoto: DW/A. Le Touzé

O que significa DW?

DW significa "Deutsche Welle" o que pode ser traduzido literalmente por "Onda Alemã" ou – numa tradução mais livre – "Voz da Alemanha". A DW tem duas sedes na Alemanha: Bonn (também sede da redação "Português para África") e Berlim. 

Qual é o objetivo da DW África?

O nosso objetivo é informar sobre o que se passa no Mundo. Damos destaque a valores como a democracia, o respeito pelos direitos humanos, o estado de direito, a liberdade de imprensa e a preservação do meio-ambiente. 

Na DW, vestimos a camisola da liberdade

Quem financia a Deutsche Welle?

O orçamento da DW é pago pelo Governo Federal da Alemanha. Mesmo assim, a DW goza de liberdade nas suas decisões editoriais. Ela é uma emissora de direito público. A DW transmite programas de televisão, rádio e online em 32 línguas para todo o mundo fora da Alemanha.

Quando são emitidos os programas de rádio para África?

Estão à sua disposição dois programas diários de 20 minutos cada, que começam às 05h30 e 19h30 TUC (Tempo Universal Coordenado). Isto corresponde às 04h30 e 18h30 tempo local em Cabo Verde, às 05h30 e 19h30 na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, às 06h30 e 20h30 em Angola e às 07h30 e 21h30 em Moçambique. Os programas são emitidos de segunda a sexta-feira (sem estas emissões aos sábados e domingos).

Como posso ouvir as emissões de rádio da DW África?

Existem várias vias para ouvir os nossos programas:

  1. Através das rádios parceiras da DW África ou diretamente através de satélite
  2. Através do Live Stream (ao vivo durante a emissão) na Internet
  3. Através de Podcasting
  4. Através da secção Últimas Emissões

Bundesliga - futebol alemão

Sempre aos sábados e se houver jogos da principal liga alemã de futebol masculino, a DW África comenta uma partida ao vivo e na íntegra. Aqui pode saber mais sobre os horários e sobre como ouvir as emissões

 

Quais são os conteúdos das emissões de rádio?

De segunda a sexta-feira, o jornal sonoro da DW África apresenta informação mais detalhada sobre os temas do dia. Informa sobre desenvolvimentos importantes em África, na Europa e em todo o mundo.

A rede de correspondentes da DW em português assegura uma cobertura internacional dos temas em destaque – da Alemanha a Portugal, de Cabo Verde a Moçambique. A DW garante uma comunicação independente sobre as questões que afetam o continente africano. Direitos humanos, democracia e meio ambiente são temas que também fazem parte das emissões. Quer sejam eleições ou golpes de Estado, o "boom" das bolsas de valores ou a crise financeira, no noticiário os ouvintes ficam a par do que move o mundo. A comunicação é uma via com dois sentidos. Todos os dias, no programa da DW, os ouvintes têm algo a dizer. O público responde à pergunta do dia de cada jornal por e-mail e no Facebook . Estamos à espera das suas opiniões! 

DW: Nas notícias, não usamos meias palavras

Learning by Ear – Aprender de Ouvido

A versão em português do popular programa Learning by Ear aborda temas educativos de forma atrativa. Nas radionovelas, escritas por autores africanos, a DW transmite conhecimentos básicos sobre os desafios do mundo, desde política, economia e sociedade, passando pelos cuidados de saúde e pela sexualidade. Todas as séries estão disponíveis na página do Learning by Ear - Aprender de Ouvido.

Há programas televisivos da DW em português?

Sim, a DW África produz dois magazines televisivos: 

  1. "Os 77 por cento – em busca do futuro", co-produzido com a TV Zimbo de Angola, que pretende mostrar como os africanos mudam o seu próprio continente para o melhor através de iniciativas, inovações e ideias criativas
  2. "Eco África", co-produzido com a STV/SOICO de Moçambique, que tem o meio ambiente no continente africano como destaque 

Para ver trabalhos destas séries consulte a secção Últimos Vídeos

Também temos entrevistas regulares no canal STV Notícias da SOICO em Moçambique e com a TV Zimbo em Angola.

A DW Brasil também produz dois magazines semanais em português para um público brasileiro: o programa de cultura Camarote.21 e o programa de ciência e tecnologia Futurando. Estes dois programas também são retransmitidos em alguns países africanos.

Estágios na DW África

Para informar-se sobre estágios na redação DW Português para África clique aqui.

Contactos da DW África

Para contactar a redação DW Português para África clique aqui.

Nádia Issufo: A voz que liga dois mundos