1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: um dos maiores investimentos de sempre

18 de junho de 2019

Anunciado um histórico investimento de 22 mil milhões de euros para o projeto de desenvolvimento de gás na província moçambicana de Cabo Delgado.

https://p.dw.com/p/3Kerg
Schiffsplattform Saipem
Foto ilustrativa: Bacia do RovumaFoto: ENI East

O consórcio liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko acaba de anunciar o maior investimento de sempre em Moçambique para a exploração de gás Natural Liquefeito. Justiça social, prosperidade da economia nacional e muita paciência é o que os moçambicanos devem esperar do anúncio histórico do investimento no gás na Bacia do Rovuma.

Personalidades moçambicanas e ligadas a economia e desenvolvimento acreditam que Moçambique vai "engordar" os seus cofres. Mas o Presidente da República, Filipe Nyusi, alerta para que a partir de agora o país saiba gerir as muitas expetativas que se criam em volta da exploração de Gas Natural Liquefeito. Mais ainda, segundo o Presidente Nyusi, Moçambique encontra-se nesta terça-feira com o presente e o futuro para projetar um dos caminhos que deverá alavancar Moçambique na região Austral e no mundo."Ao mesmo tempo que erguerá o nosso legado perante as gerações presentes e futuras. O impacto transformador deste projeto é tangível e cria enormes expetativas para o futuro. Este projeto logrou gerar 4 500 postos de trabalho para moçambicanos e metade destes postos empregam membros adjacentes ao empreendimento", destacou Filipe Nyusi.

Mosambik Präsident Filipe Jacinto Nyusi
Presidente Filipe NyusiFoto: Imago/Christian Thiel

Não olhar só para o setor do gás

Também o primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário, chamou a atenção para não só se olhar para o setor do gás como a alavanca da economia do país.

"Queremos uma economia mais diversificada e por isso pensamos que esse sinal dos investidores no gás vai atrair outros investimentos diversificados. E o nosso país vai ter um futuro muito grande. Pensamos que nos próximos anos o nível de crescimento da economia será substancial e a área de agricultura deverá também crescer".

Com este investimento de 22 mil milhões de euros, Moçambique poderá ter muitos dos seus problemas económicos resolvidos, como afirmou o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ari Aisen.

"Hoje é um dia em que a empresa [Anadarko] e os seus associados dão voto de confiança na atratividade de Moçambique explorar os seus recursos e é o primeiro passo para que os recursos eventualmente cheguem ao país para aumentar os cofres públicos e fazer mudanças que o país necessita e bem geridos para alcançar os seus objetivos de desenvolvimento que o país tem e que temos que apoiar"

Investimento com grande impacto
Por seu turno, o economista e antigo secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tomás Salomão, não tem dúvida de que o investimento terá grande impacto na economia do país mas os moçambicanos terão de ter paciência.

Consórcio de gás natural anuncia um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique

"O impato surgirá a médio e longo prazo mas mesmo essas coisas que sem impacto de longo prazo tem o momento para começar. Parece que este momento é importante. É preciso que daqui para o futuro os atores saibam levar para o terreno aquilo que deve ser feito para contribuir para um país de maior equidade e maior justiça social e menos desigualdade".

A CTA, Confederação das Associações Económicas, vê este financiamento com bom olhos mas o presidente da agremiação, Agostinho Vuma apresentou uma queixa.

"Enquanto não houver uma lei sobre o conteúdo local destas plataformas, o próprio evento de anúncio da Decisão Final de Investimento serve para troca de impressões e interação entre empresas do setor".

O projeto Gas Natural Liquefeito também conhecido por Golfinho Atum cujo investimento é de 25 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de euros) não pressupõe nenhuma garantia por parte do Estado Moçambicano.