1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morreu músico Hortêncio Langa

Lusa
13 de abril de 2021

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Hortêncio Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique. O artista destacou-se como membro da banda Alambique e fez parte de vários projetos musicais.

https://p.dw.com/p/3rwDE
Hortêncio Langa (ao centro) durante pesquisas sobre a Marrabenta em Moçambique, pelo Instituto de Investigação Sócio-Cultural ARPACFoto: ARPAC

Hortêncio Langa, um dos mais marcantes músicos moçambicanos, morreu na segunda-feira (12.04) em Maputo vítima de doença, aos 70 anos, anunciou a família.

Em mensagem de pesar divulgada esta terça-feira (13.04), o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou Hortêncio Langa "exímio e talentoso compositor e intérprete de música de vários géneros". 

"Ao longo da sua vida, brindou os moçambicanos com um riquíssimo reportório musical, versando sobre vários temas sociais e políticos, eminentemente educativos, em palcos nacionais e internacionais", refere Filipe Nyusi na nota. 

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Hortêncio Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique, tendo-se destacado como membro da banda Alambique e feito parte de vários projetos musicais. 

 A sua criação musical é caraterizada pela fusão entre vários ritmos, apostando numa lírica com forte intensidade poética e presença expressiva de guitarra, instrumento de que era tocador prolífico. Além de músico, era docente de música na Escola de Arte e Cultura (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, a maior de Moçambique, escritor e artista plástico.

Moçambique: Música online em tempo de pandemia

Saltar a secção Mais sobre este tema