1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

MADEM-G15 critica dança da vitória do PAI - Terra Ranka

Iancuba Dansó (Bissau)
6 de junho de 2023

Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) apela à serenidade enquanto se aguarda a divulgação dos resultados das legislativas de domingo na Guiné-Bissau.

https://p.dw.com/p/4SH2Y
Eleições na Guiné-Bissau
Foto: Fatima Tchuma/DW

A Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) - Terra Ranka reiterou hoje que venceu as eleições legislativas de domingo com "maioria absoluta".

Perante apoiantes dos partidos-membros da coligação, Domingos Simões Pereira, líder da plataforma, disse que não pretende substituir as instâncias competentes para a divulgação dos resultados, mas a votação terá sido bastante clara.

"A plataforma PAI - Terra Ranka sabe e está em condições de assegurar à população guineense, aos militantes e simpatizantes dos partidos que integram a coligação PAI - Terra Ranka e aos profissionais da comunicação social, que conquistou uma maioria absoluta", anunciou Simões Pereira.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda não avançou quaisquer resultados eleitorais.

"Tensão desnecessária"

Entretanto, Simões Pereira avisa que não aceitará eventuais arranjos para alterar os resultados eleitorais, chamando a atenção da comunidade internacional para continuar a monitorizar o processo em curso.

Líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira
Simões Pereira: "Adiamento na divulgação dos resultados está a criar tensão desnecessária"Foto: Alison Cabral/DW

"O contínuo adiamento na divulgação dos resultados [eleitorais] está a criar uma tensão absolutamente desnecessária, com consequências imprevisíveis, que o PAI - Terra Ranka tem tentado e vai continuar a evitar a todo o custo", afirmou o líder da coligação.

Condenação

O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) condenou as declarações de Domingos Simões Pereira. Admitiu inclusive processar a coligação PAI - Terra Ranka.

"Essas declarações falaciosas e irresponsáveis de dirigentes políticos, que dão conta de certos resultados, são contrárias à determinação legal, e como tal, passíveis de serem judicialmente atacadas", referiu António Óscar Barbosa, responsável de comunicação da diretoria nacional da campanha eleitoral do MADEM-G15.

CEDEAO: "Esperamos que todos aceitem os resultados"

O partido pediu ainda à Comissão Nacional de Eleições, através de uma carta, a "efetiva condenação" das declarações do líder da Plataforma Aliança Inclusiva.

PRS pede calma

O Partido da Renovação Social (PRS) prefere também não assumir qualquer posição, para já, sobre os resultados das eleições. Deixa essa competência para a CNE. 

Por outro lado, Augusto Menjur, diretor nacional da campanha eleitoral do partido, apela à calma: "Para não estar acima da lei ou a dar curvas anormais em relação ao preceituado legal, nós apelamos e vamos continuar a apelar aos nossos militantes que aguardem com serenidade e paciência a divulgação dos resultados [eleitorais] pela CNE."

Os observadores internacionais reforçaram, esta terça-feira, o apelo ao respeito dos resultados eleitorais a serem divulgados pela CNE.

Saltar a secção Mais sobre este tema