1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Expectativa e silêncio no rescaldo do dia de voto em Bissau

Iancuba Dansó (Bissau)
5 de junho de 2023

Eleitores guineenses aguardam a divulgação dos resultados provisórios oficiais das eleições de domingo. Clima na capital do país é de tranquilidade, mas a coligação de Simões Pereira já se perfila para a vitória.

https://p.dw.com/p/4SDpP
Contagem dos votos numa assembleia em Bissau
Foto: Fatima Tchuma/DW

Mais de 24 horas depois da votação na Guiné-Bissau, o ambiente na capital guineense está tranquilo e a população em expectativa para conhecer os resultados oficiais, ainda que provisórios, das sétimas eleições legislativas na história democrática do país. 

O clima esta segunda-feira (05.06) nas sedes das principais formações políticas guineenses também é de acalmia, sem música ou festejos, contrariamente ao festim de domingo, dia do sufrágio.

Domingos Simões Pereira, líder da Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e coordenador da coligação Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI) - Terra Ranka, disse à DW África que "não há dúvidas" sobre a vitória desta congregação partidária. Mais cauteloso é Muniro Conté, da diretoria nacional da campanha eleitoral daquela organização, que prefere esperar a divulgação dos resultados pelas entidades competentes.

Muniro Conté
Muniro Conté, membro da direção da campanha da coligação PAI - Terra RankaFoto: Iancuba Dansó/DW

"Nós vamos fazer a fé de que as CRE [Comissões Regionais de Eleições] e a CNE [Comissão Nacional de Eleições] vão fazer confiança nos resultados que receberam das mesas de apuramento. E nós, como pessoas que fizeram a análise das atas de apuramento nacional, pensamos que pode haver protestos e reclamações, mas isso não vai alterar os resultados", frisou.

Partidos em silêncio

A DW África contactou fontes de vários partidos que participaram nas eleições de domingo para se pronunciarem sobre o processo, mas os responsáveis preferiram não adiantar para já mais informações. 

O chefe da missão de observadores eleitorais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e antigo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, faz uma avaliação positiva do processo de votação na Guiné-Bissau, apesar de algumas dificuldades, nomeadamente com o adiamento do pleito para esta segunda-feira (05.06) em Dacar.

CEDEAO: "Esperamos que todos aceitem os resultados"

"Mas globalmente pareceu-me um processo tranquilo e bem organizado. Agora, ainda estamos a aguardar a divulgação dos resultados e esperamos que os resultados sejam aceites por todos, democraticamente", sublinhou Jorge Carlos Fonseca.

Sissoco Embaló não autoriza protestos

Depois de ter votado no domingo em Gabú, no leste da Guiné-Bissau, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, disse que não deve haver razões para contestar os resultados a serem divulgados pela CNE.

Guinea-Bissau | Palamentswahlen | Präsident Umaro Sissoco Embalo
Umaro Sissoco Embaló, Presidente da República guineense, no momento de depositar o voto na urnaFoto: DW

"Quem perder, quer queira quer não, tem de aceitar os resultados, porque o poder é devido, Deus é que o dá, e não se pode querer o poder a todo o custo, de vida ou morte", assinalou.

O chefe de Estado promete ainda "mão pesada" a qualquer manifestação de rua visando a contestação dos resultados eleitorais. 

Na terça-feira (06.06), as diferentes missões internacionais de observação eleitoral, compostas por cerca de 200 membros, devem também pronunciar-se sobre o processo de votação no país.