Jovens guineenses protestam contra entrega de viaturas a deputados | Guiné-Bissau | DW | 12.05.2018

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Guiné-Bissau

Jovens guineenses protestam contra entrega de viaturas a deputados

Manifestação organizada pelo Movimento de Cidadãos Guineenses Inconformados, este sábado (12.05) em Bissau, também criticou prorrogação da nona legislatura. Movimento promete entrar com ação no STJ para reverter decisão.

Guinea-Bissau Parlamentsgebäude

O Parlamento, em Bissau

Segundo o presidente do Movimento de Cidadãos Guineenses Inconformados, o jurista Sana Canté, a entrega de viaturas "topo de gama" pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, aos deputados "envergonha ao país" e também "demonstra a qualidade da classe política".

Para os Inconformados, movimento constituído essencialmente por jovens dos liceus e universidades de Bissau, as viaturas, oferecidas pelo rei de Marrocos, deviam ser entregues aos próximos deputados eleitos e não aos atuais, depois de terem bloqueado durante cerca de três anos o Parlamento guineense.

"É um prémio imerecido, depois de tudo o que fizeram", declarou Sana Canté, que acusa o Presidente do país de inação ao não ter dissolvido o Parlamento e convocado eleições legislativas.

Guinea-Bissau Jose Mario Vaz

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau

A manifestação também serviu para anunciar "a ilegalidade cometida pela classe política no seu todo", com a prorrogação da nona legislatura que devia ter terminado em abril, mas agora alargada até novembro, explicou Canté, para novamente responsabilizar José Mário Vaz.

Para os Inconformados, o Presidente guineense "é tão responsável quanto os deputados" ao aceitar promulgar a lei que prorroga a legislatura até a realização de eleições em novembro.

Sana Canté anunciou que na próxima semana o Movimento de Cidadãos Guineenses Inconformados vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal de Justiça, nas suas competências de Tribunal Constitucional, pedindo ao órgão que declare a inconstitucionalidade da decisão.

Os carros

José Mário Vaz entregou, a 3 de maio, numa cerimónia que decorreu na Presidência da República, em Bissau, as viaturas oferecidas ao país pelo rei de Marrocos em 2017 aos deputados.

As 90 viaturas chegaram a Bissau em agosto de 2017 e foram doadas pelo reino de Marrocos à Presidência guineense, que os decidiu doar aos deputados da Nação.

Leia mais