1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Avião da Ethiopian Airlines cai com 157 passageiros a bordo

AFP | rl
10 de março de 2019

Um Boeing 737 da Ethiopian Airlines sofreu um acidente quando fazia a ligação entre Addis Abeba e Nairobi, Quénia. Não houve sobreviventes. Entre os mortos também está um cidadão moçambicano, segundo a companhia aérea.

https://p.dw.com/p/3EjoQ
Äthiopien Mehr als 150 Tote bei Flugzeugabsturz
Restos do voo Ethiopian Airlines ET 302 próximo da localidade de Bishoftu, EtiópiaFoto: Reuters/T. Negeri

Um avião da Ethiopian Airlines, companhia que começou recentemente a operar em Moçambique, sofreu um acidente, este domingo (10.03), quando fazia a ligação entre Addis Abeba, capital da Etiópia, e Nairobi, capital do Quénia.

"Confirmamos que o nosso voo ET 302 de Adis Abeba para Nairobi teve um acidente", afirmou a companhia em comunicado, acrescentando que estariam "a bordo 149 passageiros e oito tripulantes". Não há sobreviventes, segundo a companhia aérea, que tem fama de ser uma das mais seguras de África. 

Äthiopien Mehr als 150 Tote bei Flugzeugabsturz
Pessoas passam no local onde o avião caiuFoto: Reuters/T. Negeri

Entre as vítimas está também um cidadão moçambicano, como confirmou a Ethiopian Airlines. As vítimas são de 35 nações diferentes: entre eles estão 32 quenianos, 18 canadianos, 9 etíopes, 8 chineses, 8 italianos, 8 americanos (EUA), 7 franceses, 7 britânicos, 6 egípcios e 5 alemães, segundo a lista divulgada pela empresa de aviação sobre o acidente. Não há registro de mortos de Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Portugal ou do Brasil. 

English: Äthiopien mutmaßlicher Absturzort Boeing 737 Ethiopien Airlines
Lugar onde caiu o Boeing 737 da Ethiopian AirlinesFoto: google.com/maps

A Ethiopian Airlines também disse desconhecer ainda as causas do acidente. O avião do tipo Boeing 737 Max-8 foi entregue no ano passado e é um dos aviões mais modernos no mercado. A Ethiopian Airlines declarou, que não teve conhecimento de problemas técnicos com este avião e que o capitão era muito experiente com mais de 8.000 horas de voo. Durante o voo, ele terá pedido a permissão para poder voltar pouco antes da queda por causa de problemas. 

O avião partiu, esta manhã, do Aeroporto Internacional de Bole, Addis Abeba, tendo perdido o contacto com a central seis minutos depois.

 

Entretanto, e através da sua conta do Twitter, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, enviou as suas condolências às famílias das pessoas envolvidas no desastre. "O gabinete do primeiro-ministro gostaria de expressar as mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam os seus entes queridos no Boeing 737 da Ethiopian Airlines", lê-se.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, também apresentou as sua condolências: "Nestas horas difíceis, os nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas aos quais apresento as minhas mais sinceras condolências", escreveu Maas num comunicado do Governo da Alemanha. 

Saltar a secção Mais sobre este tema