1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Silêncio da ERCA pode ser "político", diz sindicato

Lusa
16 de dezembro de 2021

Sindicato dos Jornalistas critica silêncio da Entidade Reguladora da Comunicação Social face à cobertura dos congressos dos principais partidos angolanos. SJA afirma que cobertura do evento do MPLA foi "privilegiada".

https://p.dw.com/p/44MN9
Der MPLA-Kongress  
Der MPLA-Kongress  
Der MPLA-Kongress
Evento após congresso do MPLAFoto: Borralho Ndomba/DW

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos manifestou esta quarta-fera (15.12) sua preocupação com o silêncio da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA) devido à postura da imprensa pública na cobertura dos congressos ordinários dos dois maiores partidos políticos do país, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

Numa nota subscrita pelo secretário-geral, Teixeira Cândido, o sindicato afirma que o posicionamento da ERCA é uma "omissão grave" e conclui que essa postura "pode estar relacionada com a sua composição político-partidária".

Milhares gritam "Fora, MPLA" em apoio a Costa Júnior

Os congressos realizaram-se este mês, com uma semana de intervalo e, no documento, é explicado que os meios públicos concederam "um tratamento privilegiado ao partido MPLA, situação que não contribui para a promoção do pluralismo de informação e a paz social".

ERCA não cumpriu "obrigações"

Na opinião do SJA, uma das obrigações da ERCA é "prestar atenção às críticas dos cidadãos, endereçadas aos órgãos públicos", já que o sindicato considerou a postura da imprensa pública "uma violação grosseira da Constituição da República de Angola".

Angola l Teixeira Candido, SJA
Cândido diz que "omissão" foi graveFoto: Manuel Luamba/DW

A organização sindical refere que continua a defender a existência da ERCA, "porém com uma composição e atribuições tais como estabelecidas na Lei de Base das Entidades Administrativas Independentes, aprovada pelo parlamento em outubro deste ano".

A ERCA é constituída por 11 membros, dos quais cinco foram designados pelo partidos com maioria no parlamento, um membro indicado pelo Governo, dois pelas organizações representativas do setor e três pelos demais partidos com assento na Assembleia Nacional, dos quais dois pela UNITA, como a maior força da oposição, e o último por indicação conjunta da CASA-CE, PRS E FNLA.

Há democracia interna na UNITA?

Saltar a secção Mais sobre este tema